Quais são os livros preferidos dos portuenses?

Quais são os livros preferidos dos portuenses?
Alexandre Matos | Porto Canal
| Porto
Catarina Cunha

Com vistas para o rio Douro e rodeada pelos animais que habitam os Jardins do Palácio de Cristal, a Feira do Livro do Porto acolhe turistas, curiosos, mas sobretudo os amantes de livros, de todas as idades, que ocupam os bancos à sombra para ler os primeiros parágrafos das obras “fresquinhas” acabadas de comprar.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

“Tenho vários livros preferidos, é difícil escolher, mas gosto particularmente do ‘ O amor em tempos de cólera’ de Gabriel Garcias Marquez, porque é um livro cativante e estive até ao fim para ver se o amor que ele sentia por uma mulher se ia concretizar”, confessa entusiasmada Cláudia Barra, no interior de um dos 130 stands.

Sentado à sombra, a aguardar que a filha acabasse de escolher um livro, encontrava-se Joaquim Silva, outro apaixonado pela literatura. Conta ao Porto Canal que é um frequentador assíduo da Feira do Livro do Porto, um espaço que, na sua opinião, é “interessante e estimulante”. Admite não ter uma predileção por uma obra específica, porque lê “tudo e mais alguma coisa”.

Opinião similar tem Vítor Fonseca. “Para mim não existe um livro preferido, todos os livros são preferidos. É verdade que leio muito, tenho muitos livros, mas não há nenhum que seja o preferido”, disse no exterior de uma banca de livros, acompanhado pela sua esposa.

Mas, há quem não hesite na hora de favorecer uma publicação. “O meu livro favorito já é muito antigo. É a ‘Cor Púrpura’ da Alice Cullen, foi um dos primeiros livros que li, é interessante do ponto de vista humano”, comenta Albino Cunha, outro apreciador, enquanto segura o exemplar ‘Comunicar com clareza e confiança’ de Ros Atkins.

Independentemente dos gostos literários ou idades, quem passa pela Feira do Livro reconhece a importância do evento para o reforço da literacia no país e enaltece mas a variedade de stands e editoras. “Isto é um hábito em família. O espaço é agradável, há imensos alfarrabistas e este ano há muita variedade, sobretudo para crianças”, disse um dos frequentadores acompanhado pela mulher e os dois filhos.

Perto de 50 mil pessoas passaram pela Feira do Livro do Porto no fim de semana de abertura, um número superior ao registado no mesmo período das edições anteriores, segundo informou a autarquia portuense, em comunicado enviado às redações. Recorde-se que, o evento está de portas abertas até ao dia 08 de setembro.

+ notícias: Porto

Greve na CP leva ao cancelamento de 154 comboios até às 12 horas

O sexto dia da greve parcial dos revisores e trabalhadores das bilheteiras da CP levou à supressão de 154 comboios até às 12h00, sobretudo do serviço Regional e dos Urbanos do Porto, segundo dados enviados à Lusa pela operadora.

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.

Last Folio: as duras memórias do Holocausto 

O Museu e Igreja da Misericórdia do Porto acolhem a exposição internacional LAST FOLIO acompanhada por um documentário, que mostra as memórias do Holocausto. A exposição do fotógrafo Yuri Dojc e da cineasta Katya Krausova, pode ser visitada até novembro.