Penafiel inaugura equipamento cultural com maior auditório do Tâmega e Sousa

Penafiel inaugura equipamento cultural com maior auditório do Tâmega e Sousa
| Norte
Porto Canal/Agências

A Câmara de Penafiel, no distrito do Porto, vai inaugurar na quinta-feira o novo equipamento cultural "Ponto C", que vai disponibilizar o maior auditório do Tâmega e Sousa, com capacidade para 400 lugares.

Segundo a autarquia, trata-se de “um espaço de grandes dimensões, projetado para dar resposta a uma necessidade de Penafiel, mas também de toda a região”.

A construção do novo equipamento contou com o apoio de cinco milhões de euros de fundos comunitários e do Banco Europeu de Investimento.

O "Ponto C" conta com uma área coberta de 2.500 metros quadrados, dispondo de várias valências, além da sala principal, que terá capacidade para “acolher o melhor da criação artística do país e do mundo”, de acordo com um comunicado enviado à agência Lusa.

O edificado conta com uma segunda sala polivalente preparada para eventos de menor dimensão e apoio logístico.

“O equipamento apresenta um estilo de arquitetura contemporânea com respeito e total integração na paisagem”, destaca ainda o município.

A zona envolvente ao edifício também foi requalificada, com criação de novos acessos para viaturas e peões e uma nova praça com ligação ao Largo da Ajuda, no centro histórico, preparada para eventos, nomeadamente o São Martinho, contando ainda com um anfiteatro natural para eventos ao ar livre, voltada para o rio Cavalum (afluente do rio Sousa).

“Acreditamos que este será um ponto de encontro, de partilha da nossa cultura e um palco para as tradições”, comenta o presidente da Câmara, Antonino de Sousa, citado no comunicado.

+ notícias: Norte

Jovem desaparecida em Gaia desde terça-feira

Carolina Barbosa, de 30 anos, está desaparecida desde terça-feira, última vez que foi vista em Vila Nova de Gaia.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.