Sismo registado ao largo da costa portuguesa sentido em Espanha

Sismo registado ao largo da costa portuguesa sentido em Espanha
| Norte
Porto Canal / Agências

O sismo registado esta segunda-feira de madrugada ao largo da costa portuguesa foi sentido na Andaluzia, especialmente nas províncias de Huelva e Sevilha, informou o Instituto Geográfico Nacional (IGN).

O sismo de magnitude 5,3 na escala de Richter foi registado às 05h11 e teve epicentro a 58 quilómetros a oeste de Sines, no distrito de Setúbal, não causou danos pessoais ou materiais até ao momento, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

 

Segundo o IGN, organismo dependente do Ministério dos Transportes e Mobilidade Sustentável, o terramoto teve uma magnitude 5,5 e foi sentido, conforme afirmam diversos utilizadores em redes sociais como a X, sem causar vítimas ou danos.

O Centro de Coordenação de Emergências 112 Andaluzia registou mais de 15 chamadas de pessoas que alertaram para o abalo, especialmente de Huelva, mas não há registo de danos pessoais ou materiais, informou um porta-voz à EFE.

As notificações foram recebidas especificamente dos municípios de Sevilha, Jaén e Huelva capital, Lepe, Villarrasa, Isla Cristina e Ayamonte.

Por sua vez, o Canal de Emergência oficial da Câmara Municipal de Sevilha informou, através de uma publicação na rede social X, que o sismo também foi notado em diferentes pontos da capital andaluza como Triana, Rua Genaro Parladé ou Avenida Reina Mercedes.

Entretanto a Europa Press avançou, com base em informações do IGN, que sete comunidades autónomas do oeste da península, incluindo a Estremadura, sentiram o sismo.

O sismo foi sentido com maior intensidade (grau III), concretamente, em La Zarza, Puebla de la Reina, Villafranca de los Barros, Olivença, La Albuera, Barcarrota em Badajoz .

Cidades de Cáceres também sentiram o terremoto, embora de grau II, como Trujillo, Arroyo de la Luz, Alburquerque ou Casar de Cáceres, entre outras.

Na Galiza, os efeitos do sismo foram sentidos nas províncias de Ourense, Pontevedra e Corunha. Especificamente, tem sido notado com maior intensidade (grau III), embora fracamente, nas localidades pontevedranas de Arcade (Sotomayor), Vilasobroso (Mondariz), Cristiñade e Urcela (Ponteareas), Oia (San Miguel), Rebordans (San Bartolomeu) , Saiáns (San Xurxo), Paredes e A Guarda (Santa Maria).

Em Orense fez-se sentir O Irixo e na Corunha em Padrón.

Segundo o IGN, no grau II, o tremor é sentido apenas em casos isolados por pessoas em posição particularmente recetiva dentro de edifícios sobre os quais não tem efeito.

No caso do grau III, o movimento sísmico é sentido no interior dos edifícios, onde as pessoas em repouso percebem uma oscilação ou leve tremor e os objetos pendurados oscilam levemente.

Em caso de sismos, o serviço Emergência 112 Andaluzia recomenda uma série de medidas de prevenção para reduzir os riscos e contribuir para a segurança da população.

+ notícias: Norte

Homem de 60 anos morre em tiroteio com GNR em Bragança

Um homem, com cerca de 60 anos, morreu na tarde desta terça-feira, baleado numa troca de tiros que envolveu a Guarda Nacional Republicana (GNR), em Calvelhe, freguesia de Izeda, concelho de Bragança.

Atualização. Dois militares feridos no tiroteio em Bragança. PJ já está a investigar

Um homem, com cerca de 60 anos, morreu na tarde desta terça-feira, baleado numa troca de tiros que envolveu a Guarda Nacional Republicana (GNR), em Calvelhe, freguesia de Izeda, concelho de Bragança. Na sequência do sucedido, dois militares da Guarda sofreram ferimentos, um deles graves, mas sem correr risco de vida.

Homem morre em acidente na A3 na Trofa

Uma colisão entre três veículos provocou um morto, na noite de terça-feira, e levou ao corte da Autoestrada 3 (A3) no sentido norte-sul na zona de Coronado (São Romão e São Mamede), na Trofa, adiantou à Lusa fonte da Proteção Civil.