Relíquia encontrada nas escavações do metro afinal pode ficar nos Aliados

Relíquia encontrada nas escavações do metro afinal pode ficar nos Aliados
| Porto
João Nogueira

Durante as escavações na Avenida dos Aliados para a Linha Rosa, a Metro do Porto encontrou um dos achados mais importantes de toda a empreitada: a fonte da Natividade. Até ao momento tinha sido avançado que a descoberta ia ser integrada no projeto de Souto Moura para o novo jardim de Sophia, na Galiza. Mas ao que o Porto Canal apurou estão a ser estudadas outras possibilidades que fazem com que a localização final da estrutura permaneça incerta.

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Porto Canal (@porto.canal)

Quando foi consignada a Linha Rosa, já estava prevista a demolição do jardim de Sophia na Galiza. A decisão foi a que menor impacto ia causar durante a construção de uma estação naquele local, admitiu a Metro do Porto.

Mas o compromisso, desde o início, foi de que a empresa ficaria responsável pela restituição do espaço verde. Mais recentemente foi anunciado que a fonte descoberta nos Aliados iria ser colocada no novo espaço na Galiza.

Ainda assim, a decisão não está fechada e o futuro da fonte histórica permanece incerto. Ao que o Porto Canal apurou, está ainda a ser discutido se a fonte vai mesmo ser instalada na Galiza, uma vez que há outras entidades, em diálogo, que têm outras preferências.

Uma vez que o achado foi descoberto na Avenida dos Aliados, onde originalmente sempre esteve, a ideia é mantê-lo no local. Ao Porto Canal, a Câmara do Porto admitiu que “estão a ser estudadas um conjunto de opções, mas ainda não há uma decisão final”.

A Fonte da Natividade, anteriormente Fonte da Arca, deve o seu nome a um tanque de grandes dimensões onde era armazenada água.

Mas em 1682 a fonte foi ampliada e passou a ter o nome de Fonte da Natividade, tendo em cima da mesma sido montada uma capela em honra da Nossa Senhora da Natividade. No entanto, a capela foi destruída em 1821 e alguns anos depois, para alargar a praça dos Aliados, parte da fonte acabaria demolida.

Em imagens a que o Porto Canal teve acesso são visíveis restos muito significativos que estão a ser preservados pela Metro do Porto e que devem em breve ser disponibilizados à comunidade.

+ notícias: Porto

Sindicato regista 75% de adesão à greve na STCP

O Sindicato dos Trabalhadores de Transportes Rodoviários e Urbanos do Norte (STRUN) registou cerca de 75% de adesão à greve de 50 horas que arrancou esta segunda-feira na STCP, equacionando processar a empresa por decretar serviços mínimos excessivos.

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.

Last Folio: as duras memórias do Holocausto 

O Museu e Igreja da Misericórdia do Porto acolhem a exposição internacional LAST FOLIO acompanhada por um documentário, que mostra as memórias do Holocausto. A exposição do fotógrafo Yuri Dojc e da cineasta Katya Krausova, pode ser visitada até novembro.