Iniciada obra de reposição do troço do IC2 que abateu há cinco meses em Águeda

Iniciada obra de reposição do troço do IC2 que abateu há cinco meses em Águeda
SkyView - Manuel Ferreira
| Norte
Porto Canal/Agências

A Infraestruturas de Portugal (IP) consignou a empreitada de reposição do aterro e da plataforma rodoviária do IC2 que abateu em março em Águeda, no distrito de Aveiro, no valor de 3,17 milhões de euros.

"A Infraestruturas de Portugal informa que procedeu à consignação da empreitada em regime de conceção construção de reposição do aterro e da plataforma rodoviária do IC2, ao quilómetro 241,5, no concelho de Águeda, freguesia de Macinhata do Vouga", pode ler-se num comunicado enviado esta quarta-feira pela IP.

De acordo com a gestora da rodovia nacional, "a consignação da empreitada nesta altura é essencial para que os trabalhos [...] possam decorrer antes do início da época invernal e que o tráfego seja restabelecido até final do ano".

Em causa está a "reposição do aterro e da sua drenagem interna e superficial, longitudinal e transversal, bem como a reposição da plataforma rodoviária, incluindo-se pavimentação, sinalização horizontal e vertical, equipamentos de guiamento e balizagem e guardas de segurança".

"Esta é uma intervenção de grande envergadura e complexidade, tendo um custo associado de 3,169 milhões de euros", refere a IP, e é feita na sequência do abatimento que ocorreu em março.

O troço do IC2 "encontra-se atualmente interdito à circulação rodoviária devido ao deslizamento de terras, que originou o abatimento da plataforma rodoviária, e que terras terá sido causado pela saturação dos solos na envolvente da plataforma", refere a IP.

Como alternativa, a IP recomendou à data do abatimento que o trânsito fosse desviado para Aveiro através das estradas nacionais EN333, EN235, EN109 e EN16, num percurso de cerca de uma hora, que implica um desvio de quase 50 quilómetros.

Fonte da empresa referiu que esta é a melhor alternativa possível, sem contar com a utilização de autoestradas e evitando as estradas municipais que não têm capacidade para suportar o tráfego pesado.

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