Montenegro envia condolências a família de vítima portuguesa na queda de avião no Brasil

Montenegro envia condolências a família de vítima portuguesa na queda de avião no Brasil
DR
| Política
Porto Canal/ Agências

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, enviou este sábado uma mensagem de condolências à portuguesa que morreu no acidente aéreo de sexta-feira no estado de São Paulo, Brasil, que causou a morte das 61 pessoas a bordo.

"Neste momento de profunda dor e consternação, expresso, em meu nome pessoal, do Governo e do povo português, as mais sinceras condolências à família da senhora Gracinda Castelo Silva pelo trágico falecimento no acieente aéreo em São Paulo", escreveu Luís Montenegro na rede social X.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros confirmou à Lusa a existência de uma vítima de nacionalidade portuguesa, uma mulher com 48 anos, no acidente aéreo ocorrido na sexta-feira com um avião da companhia aera VOEPASS.

O Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, decretou três dias de luto oficial em todo o Brasil, juntando-se assim à Câmara Municipal de Vinhedo, concelho onde ocorreu a tragédia.

O avião da companhia aérea VOEPASS, um bimotor ATR-72-500, voava entre Cascavel e São Paulo, e despenhou-se por volta das 13:25 (17:25 em Lisboa).

Vídeos publicados nas redes sociais mostram o avião a dar voltas em torno de si próprio antes de se despenhar no meio de um grande estrondo e muito perto de algumas casas.

O Presidente e o primeiro-ministro portugueses, Marcelo Rebelo de Sousa e Luís Montenegro, endereçaram mensagens de condolências a Lula da Silva.

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.