FC Porto: Mais sete reforços para o futebol feminino

FC Porto: Mais sete reforços para o futebol feminino
| Desporto
Porto Canal

Depois de Cláudia Lima, Sofia Bernardo, Marta Rodrigues, Ema Gonçalves, Joana Neves, Inês Valente, Matilde Vaz e Verónica Khudyakova, o futebol feminino do FC Porto tem mais sete caras novas: Bárbara Marques, Bruna Rosa e Inês Oliveira assinaram contratos profissionais, enquanto Lara Gabriel, Rita Martins, Ana Beatriz Martins e Mariana Queirós rubricaram vínculos de formação.

“Babi” tem 23 anos e é guarda-redes, “Bruninha” (21) atua na lateral esquerda da defesa e Inês (20) joga como médio ofensivo. Com apenas 16 anos, Lara é capaz de jogar no centro ou no corredor do ataque, Rita (direita) e Ana Beatriz (esquerda) têm a mesma idade e preferem as laterais do setor mais recuado, enquanto Mariana (15) pode atuar no eixo da defesa ou do meio-campo.

A guardiã ex-Vitória de Guimarães tem um currículo de respeito: feita a formação na Dragon Force, assinou pelo SC Braga em 2017 e antes de se mudar para Valadares - onde trabalhou com Cláudia Lima - venceu um campeonato, uma Taça de Portugal e uma Taça da Liga.

Após passagens pelo Ribeirão, Famalicão e Varzim, Bruna representava o Rio Ave - juntamente com Inês Oliveira - e ambas tinham sido colegas de Ema Gonçalves na Póvoa. Tratam-se de duas internacionais jovens portuguesas.

Lara Gabriel também vestia as cores vila-condenses, ao passo que Rita Martins defendia o xadrez boavisteiro e Ana Martins integrava os quadros do SC Rio Tinto, tal como Mariana Queirós e Matilde Vaz. Agora, preparam-se para trabalhar de azul e branco às ordens de Daniel Chaves.

+ notícias: Desporto

Vítor Bruno: “Este tipo de jogos vale campeonatos”

Num “momento muito importante do campeonato”, o FC Porto regressa a Moreira de Cónegos (sábado, 20h30, Sport TV 1) para defrontar um adversário “idêntico” ao que já encontrou na Taça da Liga e na Taça de Portugal na 15.ª jornada, mas ciente de que “não há réplicas”. Acima de tudo, Vítor Bruno quer ver em campo jogadores “atentos” a uma equipa “muito bem montada e organizada com identidade muito própria” porque tem muita vontade de “ganhar” e subir à liderança do campeonato.

Bernardo Sousa: “Vamos entrar com tudo”

Após a breve contenda em Avanca, o FC Porto volta este sábado a Aveiro para iniciar o percurso na Taça de Portugal (18h00). Nos 16-avos de final, o Alavarium - sexto classificado da segunda fase da segunda divisão – é o adversário a bater e Bernardo Sousa, que se irá estrear na prova, espera “um jogo competitivo” em que os Dragões vão “entrar com tudo” e focados “em passar à fase seguinte”.

Luís Silva: “Acabar o ano em grande é acabar com uma vitória”

Depois do triunfo por 89-75 no Dragão Arena, no arranque do Grupo B da Taça Hugo dos Santos, o FC Porto volta a defrontar o Queluz (sábado, 20h30), desta vez em partida a contar para a 9.ª jornada da Liga Portuguesa de Basquetebol. O jovem extremo Luís Silva acredita que “vai ser um jogo diferente”, mas os Dragões estão “preparados” para lutar “pela vitória” no derradeiro compromisso de 2024. O FC Porto é 2.º classificado, com 15 pontos, menos um do que o líder Benfica, enquanto o Queluz segue na 10.ª posição, com 10.