Edifício Abel Salazar deve reabrir em outubro para os estudantes da cidade
Porto Canal
O edifício Abel Salazar, que ladeia com o Hospital Santo António, está a ser alvo de obras de construção e reabilitação desde março de 2023. Mas a reabertura é apontada para finais de outubro, sendo que o investimento da intervenção ascende os 8,5 milhões de euros.
A obra vai permitir reforçar a formação em Medicina visto que uma das partes daquele edifício dá apoio direto ao ensino clínico desenvolvido pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto (ICBAS). Mas não só. Segundo o JN avança este sábado, a parte com entrada pelo Largo Professor Abel Salazar, vai servir para eventos académicos e culturais.
No topo do edifício de cinco pisos vai nascer uma esplanada, mas o modelo de negócio ainda não está fechado, apesar de se saber que vai ser destinada à comunidade da Universidade do Porto.
"Estando a outra parte das instalações reservada para a formação mais geral, sendo isso possível através da reabilitação de salas de aula, do anfiteatro para acolher novas formações, modernização da infraestrutura tecnológica e informática, adaptação de salas e auditórios para a realização de aulas em regime de e-learning, de forma a concretizar o Programa de Formação Multidisciplinar implementado pela Universidade do Porto", foi exposto na altura do anúncio dos trabalhos.