“Muito cuidado”. Turistas espanhóis denunciam roubos e clima de insegurança no Porto

“Muito cuidado”. Turistas espanhóis denunciam roubos e clima de insegurança no Porto
| Porto
Porto Canal

Existem "razões objetivas" para se falar de um aumento de insegurança na cidade e esta já "não é apenas uma questão de perceção". O diagnóstico foi feito pelo autarca portuense, Rui Moreira, em meados do mês passado, e o cenário tem sido traçado, igualmente, por turistas do país vizinho, que relatam o clima de insegurança que paira na capital do Norte de Portugal.

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Porto Canal (@porto.canal)

Desta feita, o relato é feito por um rosto conhecido em Espanha, o jornalista Xabier Fortes, da estação televisiva TVE, que foi vítima de um roubo durante a sua estadia em terras portuenses, episódio que partilhou na rede social X (antigo Twitter).

“No Porto é preciso ter muito cuidado com as matrículas espanholas. Há uma onda de roubos de carros estacionados”, começa por frisar o apresentador do programa ‘A Noite em 24 Horas’, descrevendo o modus operandi: “Geralmente quebram o vidro traseiro”.

Em 24 horas vi quatro carros assim (este é o meu) e não pode ser coincidência. Até que essa onda passe, é melhor deixar o carro no estacionamento”, alerta o jornalista.

A mensagem de alerta partilhada nas redes sociais vem acompanhada de uma fotografia do seu veículo com o vidro traseiro totalmente destruído, mas vem também com palavras elogiosas para o povo da Invicta.

“Portugal e os portugueses são maravilhosos. O povo mais hospitaleiro do mundo. Não deixem de visitá-los por causa de alguns bandidos”, rematou.

Números refletem aumento de criminalidade

"No Porto, em comparação com 2022, a criminalidade geral aumentou 8,4% e a criminalidade violenta aumentou 4,4%", detalhou Rui Moreira, após a reunião do Conselho Municipal de Segurança, em julho, lembrando ainda que muitas das queixas não são atualmente denunciadas.

Recorde-se que ainda no passado mês de maio, após uma visita ao Centro de Gestão Integrada do Porto, Rui Moreira e Carlos Moedas, defenderam que o efetivo da Polícia Municipal (PM) e da Polícia de Segurança Pública (PSP) tem de ser reforçado para que o sentimento de segurança não se desvaneça entre a população.

“Lisboa tem, atualmente, 400 agentes e deveria ter 600 e o Porto conta com 200 e deveria ter 300", revelou o presidente da Câmara do Porto, sublinhando o caráter de urgência na resolução deste problema.

+ notícias: Porto

Nuno Sousa substitui Marco Martins na Transportes Metropolitanos do Porto

O Conselho Metropolitano do Porto aprovou esta sexta-feira, por maioria, a nomeação de Nuno Sousa para presidente do conselho de administração da Transportes Metropolitanos do Porto (TMP), substituindo Marco Martins, que foi destituído.

Metro do Porto remete prazos, datas e explicações sobre Linha Rosa para dia 20

O novo presidente da Metro do Porto, Emídio Gomes, recusou comprometer-se com prazos sobre a conclusão da obra da Linha Rosa e remeteu explicações sobre eventuais derrapagens para a reunião pública de executivo municipal de dia 20.

Tribunal condena 23 arguidos por tráfico de droga no Porto, sete com pena efetiva

O tribunal do Porto condenou esta sexta-feira 23 arguidos, sete dos quais com penas de prisão efetiva, por tráfico de droga no Bairro da Pasteleira, informou a Procuradoria-Geral Regional do Porto (PGRP).