No Dia Internacional da Cerveja, há “desculpa” para pedir mais uma(s)

No Dia Internacional da Cerveja, há “desculpa” para pedir mais uma(s)
| País
Porto Canal

Um pouco por todo o mundo os copos levantam-se para celebrar uma das bebidas mais apreciadas, que movimenta milhares de milhões de euros e cujo consumo, segundo dados do “European Beer Trends”, tem vindo a aumentar em Portugal ao longo dos últimos anos. Cada português bebe em média 58 litros de cerveja por ano, o que corresponde a seis minis (20 cl) por semana.

Descoberta numa tumba na China em 5000 a.c., deriva do termo latino “bibere”, que tem como significado beber, segundo o Oxford English Dictionary. A sua produção é feita a partir de dois ingredientes: o lúpulo e a cevada. De acordo com a revista Forbes, é o lúpulo que “confere amargor, aroma e estabilidade à cerveja”.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

O dia internacional da cerveja foi criado em 2007 em Santa Cruz, na Califórnia, por Jesse Avshalomov sendo celebrada todos os anos na primeira sexta-feira do mês de agosto. É um dos produtos mais vendidos no mundo, tendo a consultora “Statista Market”, em 2023, estimado um valor de mercado de aproximadamente 750 mil milhões de dólares, com um consumo estimado de 188 bilhões de litros.

Na antiga Mesopotâmia a cerveja era utilizada como uma forma de pagamento aos trabalhadores, uma prova da sua antiguidade e enraizar nas diferentes civilizações.

Com um teor alcoólico de 67,5%, na Escócia pode ser adquirida aquela que é considerada a mais forte do mundo, de nome “Brewmeister Snake Venom”.

A tabela de maior consumo total de cerveja é liderada pelos Estados Unidos da América, China e Brasil. No entanto, a República Checa é o país com maior consumo per capita, com cada habitante a consumir 142,4 litros por ano.

+ notícias: País

Terminal de Leixões e Casa da Música no tamanho do Portugal dos Pequenitos

O Portugal dos Pequenitos, em Coimbra, vai ser ampliado com a construção de novas réplicas de edifícios emblemáticos da arquitetura contemporânea portuguesa. Entre eles o Terminal de Cruzeiros de Leixões e a Casa da Música. O projeto, apresentado esta terça-feira pela Fundação Bissaya Barreto (FBB), inclui a criação de miniaturas de algumas das obras mais icónicas da arquitetura moderna, com o objetivo de aproximar o público infantil ao universo da arquitetura de forma educativa e lúdica.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.