Região de Coimbra lança guia que convida a explorar tesouros naturais com água

Região de Coimbra lança guia que convida a explorar tesouros naturais com água
| Norte
Porto Canal/Agências

Praias costeiras e de interior, áreas balneares e piscinas descobertas da Região de Coimbra figuram num guia lançado esta quinta-feira, que convida à descoberta de “107 joias da natureza” deste território, revelou esta quinta-feira o presidente da Comunidade Intermunicipal.

“Com este guia pretendemos promover um melhor conhecimento do nosso território, das nossas joias da natureza, sobretudo alinhadas com a tendência que privilegia o turismo sustentável e de natureza: um turismo que preserva e respeita o ambiente”, destacou Emílio Torrão.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da Comunidade Intermunicipal (CIM) Região de Coimbra referiu que o guia convida a explorar 107 “tesouros naturais” deste território, ao longo de uma centena de páginas.

“São 70 praias e áreas balneares fluviais e costeiras e 37 piscinas descobertas”, concretizou.

Dessas, há 31 praias "acessíveis para todos”, 28 praias galardoadas com Bandeira Azul e 25 praias que, pela qualidade da água, foram distinguidas Qualidade de Ouro.

Em seu entender, este guia é mais uma peça do puzzle de divulgação do território, que se vem juntar a outros que já tinham sido concebidos, nomeadamente o Guia Região de Coimbra Grátis e as propostas apresentadas nos “9 Roteiros de 3 Dias” que a CIM Região de Coimbra elaborou.

“Se até aqui o destino de verão mais natural eram as praias do litoral, hoje promovemos as praias naturais do nosso interior”, frisou.

O Guia Praias e Áreas Balneares da Região de Coimbra é uma iniciativa integrada na candidatura Promoção Integrada de Produtos Turísticos, financiada pelo Centro2030, Portugal 2030 e União Europeia.

Nele podem encontrar-se informações detalhadas sobre cada praia e área balnear, incluindo a sua localização, condições de acesso, bem como serviços disponíveis, principalmente restaurantes, bares e vigilância.

O Guia, disponível nos 19 concelhos que integram a CIM, bem como no seu sítio de internet, disponibiliza também dicas de segurança, para que todos possam desfrutar destes locais em segurança, respeitando o ambiente e as regras de utilização.

Sugestões de visitas ao património cultural e histórico figuram também no guia que pretende impulsionar “mais estadias na região”.

Integram a CIM Região de Coimbra os municípios de Arganil, Cantanhede, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Figueira da Foz, Góis, Lousã, Mealhada, Mira, Miranda do Corvo, Montemor-o-Velho, Mortágua, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Penacova, Penela, Soure, Tábua e Vila Nova de Poiares.

+ notícias: Norte

Suspeito de esfaquear homem em Vila do Conde ficou em prisão preventiva

Um homem de 29 anos suspeito de crimes de ofensas à integridade física grave foi detido pela GNR em Vila do Conde e irá aguardar julgamento em prisão preventiva, informou esta quarta-feira o Comando Territorial do Porto.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.