Centro de Atendimento Clínico do Hospital da Prelada no Porto abre no final do mês

Centro de Atendimento Clínico do Hospital da Prelada no Porto abre no final do mês
Lusa
| Porto
Porto Canal/Agências

O Centro de Atendimento Clínico (CAC) do Hospital da Prelada, no Porto, que visa libertar as urgências hospitalares dos casos não urgentes, abrirá na última semana de agosto, anunciou esta quinta-feira a ministra da Saúde.

O anúncio de Ana Paula Martins foi feito no final da visita de inauguração do primeiro CAC do país, a funcionar no centro de saúde de Sete Rios, em Lisboa, integrado na Unidade Local de Saúde Santa Maria, que recebeu esta quinta-feira de manhã sete doentes referenciados pela Linha SNS 24.

Em declarações aos jornalistas, a ministra adiantou que, tal como o CAC de Lisboa, o do Porto também irá funcionar entre as 08:00 e as 20:00 todos os dias da semana.

“São os horários de funcionamento que temos previstos neste momento” para os dois primeiros centros de atendimento clínico aos quais se seguirão outros, disse a governante, adiantando que irão ajustando o modelo “não só às necessidades, mas também à disponibilidade” de recursos humanos e de equipas.

Questionada se tem uma previsão do ritmo a que vão aparecer outros CAC, a governante afirmou que, “neste momento, é mesmo muito importante que estes dois primeiros centros de atendimento possam ter alguma experiência”, mas avançou que já há unidades locais de saúde de algumas zonas do país que manifestaram vontade de iniciar este projeto.

“Temos vários pedidos e muita disponibilidade por parte dos conselhos de administração”, mas neste momento ainda estão em avaliação, disse, revelando que, a partir de outubro, estarão em condições “para chegar ao inverno com mais unidades como estas abertas”.

+ notícias: Porto

Coliseu Box nasce dentro do Coliseu do Porto aberto a novos espetáculos e públicos

A Coliseu Box, nova sala de espetáculos de média dimensão do Porto, criada no Coliseu do Porto, foi apresentada como espaço para atrair novos públicos e espetáculos, tendo uma capacidade para 400 pessoas sentadas ou 750 em pé.

Grupo acusado de roubar carros para roubos violentos no Porto começou a ser julgado

O grupo acusado de furtar viaturas para realizar roubos violentos na Área Metropolitana do Porto, durante 2024, começou a ser julgado esta quarta-feira, no Porto, com dois dos arguidos e entrarem em contradição e um deles negar ser “o cabecilha”.

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.