Sindicato mantém greve dos enfermeiros na sexta-feira face a proposta “inadmissível”

Sindicato mantém greve dos enfermeiros na sexta-feira face a proposta “inadmissível”
| País
Porto Canal/Agências

O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) mantém a greve nacional marcada para sexta-feira, alegando que a classe tem “razões acrescidas” para aderir à paralisação depois da ronda negocial desta quarta-feira com o Ministério da Saúde.

“A proposta [apresentada pelo Governo] continua a ser inadmissível, intolerável e, por isso, os enfermeiros terão razões acrescidas para manifestar a sua fortíssima indignação com a greve do dia 02 de agosto”, afirmou aos jornalistas o presidente do SEP no final da reunião com o ministério de Ana Paula Martins.

Segundo José Carlos Martins, o Ministério da Saúde propôs, na grelha salarial da categoria de enfermeiro, um aumento de 52 euros para todas as posições remuneratórias.

Além disso, nas grelhas salariais de enfermeiro-especialista e enfermeiro-gestor, o “Governo propõe não alterar grelha nenhuma”, afirmou o dirigente sindical, adiantando que a proposta prevê, porém, que os enfermeiros que estão esta quarta-feira nessas categorias possam dar um “salto de uma posição remuneratória”.

Essa proposta implica que, para “quem entrar no futuro, o valor económico do trabalho dos enfermeiros especialistas e chefes se mantém exatamente igual ao que hoje temos”, lamentou o presidente do SEP.

José Carlos Martins salientou ainda que o Ministério da Saúde “continua sem apresentar qualquer proposta” para compensar o risco e a penosidade da profissão, desde logo, a possibilidade da aposentação antecipada.

“Vai haver uma próxima reunião no dia 12 de setembro e o apelo que reafirmo é que os enfermeiros expressem massivamente a sua indignação no dia 02 de agosto e que adiram a todo o plano de luta que vai acontecer durante o verão”, apelou o dirigente do SEP.

Em 16 de julho, o sindicato convocou uma greve para 02 de agosto, alegando que a apresentação da proposta de alteração das grelhas salariais continuava por cumprir.

+ notícias: País

Arranca operação Polícia Sempre Presente - Verão Seguro 2025 da PSP

A PSP inicia este domingo e prolonga até 15 de setembro a operação Polícia Sempre Presente – Verão Seguro 2025, a nível nacional, tendo em conta o início da época estival e o final do período escolar, anunciou a força de segurança.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.