Porto no top 10 das cidades europeias mais sobrelotadas de turistas

Porto no top 10 das cidades europeias mais sobrelotadas de turistas
Turismo Porto
| Porto
Porto Canal

O Porto é a nona cidade europeia com maior número de turistas face à sua população residente, uma posição que se deve em grande parte ao “boom” de turismo dos últimos anos. A classificação foi estabelecida através de um estudo da Holid, com recurso aos dados do Euromonitor International.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

Apesar de ser reconhecido como um setor capaz de ter um grande impacto na economia de um país, o impacto do turismo nas cidades é hoje alvo de preocupação e estudo, com muitas localidades europeias a terem já adoptado medidas para controlar ou mesmo inverter o fluxo de visitantes.

De acordo com um estudo de 2023, que teve como base os dados da Euromonitor Internacional, foram analisados os números de chegadas de cada cidade e comparado esse valor com o seu número total de habitantes. Na nona posição surge o Porto, com mais de 10 turistas por cada habitante.

A ocupar os três primeiros lugares da tabela encontram-se as cidades de Dubrovnik, localizada na na Croácia, que regista 27 turistas por cada habitante, Rodes, na Grécia, com 26 turistas por habitante e Veneza, em Itália, com 21 turistas por habitante.

Uma parte considerável da sobrelotação de turistas nestas capitais europeias é atribuída a factores diversos, como é o caso da visita aos locais onde decorreram produções e gravações de grandes séries televisivas ou cinematográficas, o grande fluxo de fotografias e vídeos publicados em redes sociais por “influencers” ou websites conhecidos, pela história e monumentos locais ou até mesmo pelos preços mais em conta estabelecidos pelas companhias aéreas.

+ notícias: Porto

Incêndio na casa de Sá Carneiro no Porto obriga a retirar seis pessoas

Dois idosos foram transportados ao hospital depois de, juntamente com mais quatro pessoas, terem sido retiradas de um prédio, na rua da Picaria, no Porto, onde deflagrou um incêndio disse à Lusa fonte municipal.

Multa de 6.000 euros para médicos condenados por morte de recém-nascido no Porto

Dois médicos foram condenados a pagar uma multa de seis mil euros, cada um, pela morte de um recém-nascido cerca de cinco horas após o parto no Centro Materno Infantil do Norte, segundo uma sentença consultada esta segunda-feir pela Lusa.

Suspeito de tráfico de droga no Porto fica em prisão preventiva

Um homem ficou em prisão preventiva após ser detido sexta-feira, no Porto, por alegado tráfico de droga, anunciou esta segunda-feira PSP, que apreendeu cocaína e heroína suficientes para mais 10 mil doses individuais e 200 mil euros em dinheiro.