Porto no top 10 das cidades europeias mais sobrelotadas de turistas

Porto no top 10 das cidades europeias mais sobrelotadas de turistas
Turismo Porto
| Porto
Porto Canal

O Porto é a nona cidade europeia com maior número de turistas face à sua população residente, uma posição que se deve em grande parte ao “boom” de turismo dos últimos anos. A classificação foi estabelecida através de um estudo da Holid, com recurso aos dados do Euromonitor International.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

Apesar de ser reconhecido como um setor capaz de ter um grande impacto na economia de um país, o impacto do turismo nas cidades é hoje alvo de preocupação e estudo, com muitas localidades europeias a terem já adoptado medidas para controlar ou mesmo inverter o fluxo de visitantes.

De acordo com um estudo de 2023, que teve como base os dados da Euromonitor Internacional, foram analisados os números de chegadas de cada cidade e comparado esse valor com o seu número total de habitantes. Na nona posição surge o Porto, com mais de 10 turistas por cada habitante.

A ocupar os três primeiros lugares da tabela encontram-se as cidades de Dubrovnik, localizada na na Croácia, que regista 27 turistas por cada habitante, Rodes, na Grécia, com 26 turistas por habitante e Veneza, em Itália, com 21 turistas por habitante.

Uma parte considerável da sobrelotação de turistas nestas capitais europeias é atribuída a factores diversos, como é o caso da visita aos locais onde decorreram produções e gravações de grandes séries televisivas ou cinematográficas, o grande fluxo de fotografias e vídeos publicados em redes sociais por “influencers” ou websites conhecidos, pela história e monumentos locais ou até mesmo pelos preços mais em conta estabelecidos pelas companhias aéreas.

+ notícias: Porto

Governo quer avançar com grupo de trabalho para expansão do aeroporto do Porto

O Governo quer constituir um grupo de trabalho para analisar a expansão futura do aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, disse o ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz.

Biblioteca Almeida Garrett do Porto com Casa Forte em 2026 de 500 mil euros

A Biblioteca Municipal Almeida Garrett, no Porto, vai ganhar este ano uma "nova Casa Forte" para guardar os tesouros documentais da cidade, uma obra orçada em meio milhão de euros, avançou o vereador da Cultura da autarquia.

Antigo Abrigo dos Pequeninos reabre como Reservas do Museu do Porto após anos encerrado

O antigo Abrigo dos Pequeninos, encerrado desde 2013, reabriu esta quarta-feira como um espaço que servirá as Reservas do Museu do Porto e vai acolher 65 mil peças do acervo da cidade e ter espaços dedicados a conservação e restauro.