Gaia prevê ter Regulamento Municipal de Alojamento Local pronto em setembro

Gaia prevê ter Regulamento Municipal de Alojamento Local pronto em setembro
Foto: Pedro Benjamim | Porto Canal
| Norte
Porto Canal/Agências

O presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, prevê ter o Regulamento Municipal de Alojamento Local pronto no final de setembro.

“Garantidamente temos o regulamento pronto no final de setembro”, afirmou esta segunda-feira o autarca, eleito pelo PS, na reunião do executivo municipal.

Eduardo Vítor Rodrigues explicou que, quando concluído, o alojamento local em Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto, terá regras e disciplina.

Neste momento, acrescentou, estão a ser delimitadas as zonas de contenção.

O presidente da autarquia, que também assume a liderança do Conselho Metropolitano do Porto, explicou que os trabalhos de elaboração do regulamento sofreram alguns atrasos devido à aprovação de algumas medidas a nível nacional, no âmbito do “Mais Habitação”, e à realização de eleições legislativas.

Pelo facto de o regulamento ainda não estar concluído, o executivo municipal aprovou esta segunda-feira, por unanimidade, o prolongamento da suspensão de novos registos de alojamento local por mais três meses.

Este prazo de três meses começa a contar em 08 de agosto.

A Câmara Municipal de Gaia tinha aprovado, em 23 de janeiro do ano passado, a suspensão de novos registos de alojamento local e anunciado a criação de um Regime Municipal de Alojamento Local.

Posteriormente, em julho, a medida foi prolongada e a 06 de outubro entrou em vigor a lei nacional sobre o programa do Governo que visa fomentar o aumento da habitação, o Pacote “Mais Habitação”, e que veio introduzir recomendações sobre o setor do alojamento local.

Este é o segundo prolongamento deste ano depois de, a 19 de fevereiro, ter sido aprovada a continuação da suspensão por mais seis meses.

+ notícias: Norte

GNR barricado no posto de Felgueiras entregou-se às autoridades

O militar da GNR condenado a 13 anos de prisão por burlas superiores a 400 mil euros e que se barricou na tarde de terça-feira no posto da GNR de Felgueiras entregou-se esta manhã às autoridades.

GNR detém suspeito de causar acidente que deixou dois mortos na Maia em agosto

A Guarda Nacional Republicana (GNR) anunciou esta quarta-feira a detenção de um homem suspeito de causar um acidente rodoviário que provocou duas vítimas mortais e dois feridos muito graves, em agosto, na Maia, distrito do Porto.

Câmara de Amarante poderá intervir “de imediato” em parque florestal gerido pelo Estado

A Câmara de Amarante vai poder intervir “de imediato” no seu parque florestal, um património natural gerido pelo Estado há 100 anos que inclui uma zona de fruição, visitação e contacto com o rio Tâmega, informou a autarquia.