Festival de cinema Beast do Porto arranca no final de setembro com foco na Estónia

Festival de cinema Beast do Porto arranca no final de setembro com foco na Estónia
Arquivo BEAST - International Film Festival
| Porto
Porto Canal/Agências

O cinema da Estónia e a realizadora Triin Ruumet são duas das escolhas programáticas da edição deste ano do Beast - Festival Internacional de Cinema, que volta ao Porto de 25 a 29 de setembro, anunciou esta quarta-feira a organização.

Depois da Eslovénia, este ano o foco estará apontado para o cinema da Estónia, a ser divulgado em vários programas, nomeadamente com a realizadora Triin Ruumet, apontada como um dos nomes da nova geração do cinema daquele país e de quem será exibido o filme “Dark Paradise”, de 2023.

Sendo o país convidado, da Estónia será ainda apresentada uma retrospetiva de documentários feitos nos anos de 1970 e 1980, marcados por “poucas falas, mas fortes e entusiasmantes linhas musicais”, que traçam um “leve retrato urbano, suburbano e campestre”.

Haverá ainda a exibição de curtos jornais de atualidades daquela época e anúncios publicitários da Eesti Reklaamfilm, a agência que funcionou entre as décadas de 1960 e 1990, e que estava subordinada ao Comité Nacional de Cinema durante a União Soviética.

Este ano, o festival dará ainda ‘carta branca’ à Academia de Artes da Estónia, que mostrará filmes de estudantes feitos entre 2021 e 2024.

O Beast, que vai para a sétima edição, é um festival que se destina a filmes que tenham como pano de fundo a Europa de Leste.

“Enquanto explora os Balcãs, os países Bálticos e pós-comunistas, o festival contextualiza o seu trabalho" através "de debates diferenciados sobre a estética cinematográfica, sóciopolítica e tópicos teóricos cinematográficos”, lê-se na página oficial.

O festival vai decorrer no Batalha Centro de Cinema, no cinema Passos Manuel, nos espaços OKNA e Térmita, entre outros ainda a anunciar.

+ notícias: Porto

Obras vão condicionar trânsito nos túneis do Porto durante um mês

A Câmara do Porto avançou esta sexta-feira que irá realizar obras de manutenção até 10 de dezembro nos túneis da cidade, que irão obrigar a condicionamentos do trânsito com cortes totais de vias a simples estreitamentos.

Metro do Porto expropria e ocupa temporariamente espaços junto à Praça da Galiza

A Metro do Porto vai expropriar uma área com arbustos e ocupar temporariamente espaço junto a lojas num troço da Rua de Júlio Dinis junto à Praça da Galiza, no âmbito da construção da Linha Rosa, foi esta sexta-feira divulgado.

Requalificação de campo de jogos em bairro do Porto será a primeira obra de Pedro Duarte

O novo presidente da Câmara do Porto, Pedro Duarte, escolheu como a sua “primeira obra” a requalificação do ringue polidesportivo do Bairro do Lagarteiro, em Campanhã, que avançará "até ao Natal" no valor de 84 mil euros, foi esta sexta-feira revelado.