Lixo amontoado nas ruas deixa Corunha em emergência sanitária

Lixo amontoado nas ruas deixa Corunha em emergência sanitária
| Norte
Porto Canal

A greve da concessionária responsável pela recolha do lixo na Corunha, cidade espanhola na Galiza, está a deixar as ruas daquela localidade galega com lixo amontoado. O caso tem ganho proporções tais que a autarca Inés Rey declarou, esta segunda-feira, situação de emergência sanitária para a cidade do noroeste de Espanha.

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Porto Canal (@porto.canal)

A edil vinca que a greve, intermitente desde 24 de junho, mas com consequências diárias para a população, é uma “chantagem à cidade”, que tem culminado em atos de extrema violência, atendendo às dezenas de incêndios urbanos ocorridos desde então e que já provocaram estragos e prejuízos superiores a 280 mil euros e quase uma centena de contentores a serem consumidos pelas chamas.

O decreto entra em vigor 72 horas depois de a empresa concessionária ter recebido uma notificação a alertar para os impactos que são visíveis por toda a cidade. Neste sentido, a partir da próxima quarta-feira, já poderá ser contratada uma nova empresa para recolher o lixo que tem inundado esta localidade da Galiza.

Nessa altura, será adjudicada a empreitada de recolha e transporte dos resíduos existentes a entidades que deverão ter pelo menos 13 viaturas e 32 trabalhadores.

Onda de perplexidade

“São 11 horas da manhã e há ratos a comer lixo em plena luz do dia, que cidade nojenta”, sublinha um utilizador na rede social X (antigo Twitter), mostrando-se perplexo com o cenário vivido em solo espanhol. “Que perigo! Um desastre absoluto!”, refere outro internauta.

Tendo em conta “o notório risco para a saúde e segurança públicas”, segundo apontou Inés Rey, a empresa escolhida entrará ao serviço de imediato e “por tempo indeterminado”, até ao final da emergência sanitária. Foi, igualmente, criada a Comissão de Acompanhamento de Emergência para fazer face à situação.

+ notícias: Norte

Já é possível circular no viaduto sobre a A28 em Matosinhos

O novo viaduto sobre a A28 foi inaugurado na manhã deste sábado, em Matosinhos. A artéria que liga a Cruz de Pau à Barranha tem o nome de Avenida Victor Oliveira, em homenagem ao antigo jogador e treinador de futebol matosinhense que faleceu em novembro de 2020.

INEM anuncia reposição de helicóptero que sofreu acidente em Mondim de Basto

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) anunciou este sábado que foi reposto o helicóptero na base de Macedo de Cavaleiros, no distrito de Bragança, depois do acidente em Mondim de Basto, que deixou um outro aparelho inoperacional.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.