Temperaturas no Norte vão chegar aos 40ºC. Tempo quente coloca Portugal sob aviso laranja

Temperaturas no Norte vão chegar aos 40ºC. Tempo quente coloca Portugal sob aviso laranja
| Norte
Porto Canal / Agências

Cerca de 50 concelhos de oito distritos estão esta terça-feira em perigo máximo de incêndio devido ao tempo quente, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que colocou todo o continente sob aviso laranja.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

Em perigo máximo de incêndio estão cerca de 50 concelhos dos distritos de Faro, Portalegre, Castelo Branco, Viseu, Santarém, Bragança, Vila Real e Guarda.

A temperatura máxima mais elevada prevista para esta terça-feira no Norte do país será em Braga, onde são esperados 40 graus Celsius.

O distrito de Vila Real terá uma temperatura máxima de 39 graus, Bragança terá 38. A temperatura máxima mais elevada prevista para esta terça-feira será alcançada em Évora, Beja e Santarém, com 41 graus Celsius, já em Castelo BRanco e Portalegre são esperados 40 graus. Em Viseu, Coimbra e Lisboa as previsões apontam para 37 e Faro 36.

O IPMA colocou ainda vários concelhos de todos os distritos de Portugal continente em perigo muito elevado e elevado de incêndio.

De acordo com os cálculos do IPMA, o perigo de incêndio vai manter-se elevado em alguns distritos pelo menos até sábado.

Este risco, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo e os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Por causa do calor, o IPMA emitiu aviso laranja para todos dos distritos (18) do continente até às 18h00 de quarta-feira.

Os 18 distritos estão até às 09h00 desta terça-feira sob aviso amarelo, passando depois a laranja até às 18h00 de quarta-feira, e novamente a amarelo até às 18h00 de quinta-feira.

Também o arquipélago da Madeira está sob aviso amarelo até às 18h00 de quarta-feira por causa do tempo quente.

O aviso laranja é emitido pelo IPMA sempre que existe "situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo quando há uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA prevê para esta terça-feira no continente continuação de tempo quente com céu pouco nublado ou limpo, vento fraco, soprando fraco a moderado, subida da temperatura mínima e uma pequena subida da máxima no interior das regiões norte e centro e no Algarve.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 17 graus (em Aveiro) e os 26 (em Portalegre) e as máximas entre os 28 (em Aveiro) e os 41 (em Évora, Beja e Santarém).

Para o arquipélago da Madeira está previsto céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade até ao início da manhã, vento fraco a moderado e pequena subida da temperatura máxima nas terras altas.

No Funchal as temperaturas vão variar entre os 22 e os 27 graus e no Porto Santo entre os 21 e os 26 graus.

+ notícias: Norte

Autarca de Braga admite "passos" para a criação da área metropolitana do Minho

O presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, admitiu esta sexta-feira que estão a ser dados passos para a criação da área metropolitana do Minho e sublinhou que a região tem perdido financiamentos por não ter aquele estatuto.

Requalificação de Unidade de Saúde de Gondomar custa 3 milhões de euros e começa segunda-feira

As obras de requalificação e ampliação das instalações da Unidade de Saúde de Gondomar (São Cosme), arrancam na próxima semana, num investimento de três milhões de euros e uma duração prevista de 12 meses, revelou esta sexta-feira a câmara municipal.

Câmara de Amarante nomeada para prémio internacional de sustentabilidade

A Câmara de Amarante está nomeada para os ‘Green Destinations Story Awards’, uma distinção internacional que celebra histórias inspiradoras de sustentabilidade e boas práticas na gestão de destinos turísticos, segundo a autarquia.