Calor extremo. Termómetros ultrapassam 37ºC na Serra do Pilar em Gaia
Porto Canal
O calor extremo está a atingir esta segunda-feira todo o território nacional continental, com o Norte de Portugal a não ser exceção. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) apontava como temperatura máxima para o Porto 33ºC, mas a realidade no início da tarde foi mais quente que o previsto. Na estação meteorológica do IPMA na Serra do Pilar, em Vila Nova de Gaia, a temperatura máxima atingiu os 37.8ºC por volta das 14h10. Já na estação de Massarelos, pelas 14h30, o pico foi ligeiramente mais baixo, situando-se nos 37,1ºC.
Ver esta publicação no Instagram
Para os próximos dias, o IPMA prevê que as temperaturas continuem elevadas, com a máxima desta terça-feira para o Porto a subir para os 35ºC. Em Braga, as temperaturas devem chegar aos 40ºC, com as temperaturas mais baixas no Norte a verificarem-se no Minho Litoral, com os termómetros a rondarem os 30ºC.
Os distritos de Bragança, Viseu, Guarda, Vila Real e Braga vão estar sob aviso laranja entre as 09h00 de terça-feira e as 18h00 de quarta-feira, com o resto de Norte a estar sob aviso amarelo.
A Proteção Civil alertou esta segunda-feira para o perigo de incêndio rural muito elevado no interior norte devido ao aumento da temperatura, que pode atingir valores próximos dos 40°C e, pontualmente, dos 42ºC.
Como medidas preventivas, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) recorda que "é proibido fazer queimada extensiva sem autorização", devendo qualquer assunto relacionado com este assunto merecer informação junto da Câmara Municipal da respetiva localidade. Alerta igualmente que nos dias de risco de incêndio muito elevado e máximo é proibido utilizar fogo para a confeção de alimentos em todo o espaço rural, salvo se usados fora das zonas críticas e nos locais devidamente autorizados para o efeito.
As recomendações da DGS para o calor
A Direção-Geral de Saúde (DGS) recomendou esta segunda-feira a adoção de medidas de proteção adicionais nesta semana, face ao aumento da temperatura no continente, com “especial atenção” aos doentes crónicos, crianças, idosos e pessoas com mobilidade reduzida.
A autoridade de saúde recomenda, entre outras medidas de proteção, que as pessoas se mantenham em ambientes frescos, pelo menos duas a três por dia, que evitem a exposição direta ao sol, principalmente entre as 11h00 e as 17h00, e que usem protetor solar com fator superior a 30, renovando a sua aplicação de duas em duas horas.
A DGS aconselha também a ingestão de água ou de sumos de fruta natural e pede que se evite o consumo de bebidas alcoólicas. Recomenda ainda confecionar refeições frias e leves, comendo mais vezes ao dia, e utilizar roupa larga, que cubra a maior parte do seu corpo, e chapéu de abas largas e óculos de sol.