Um Dragão a voar na Suécia. Nuno Borges venceu o lendário Nadal na final do torneio de Båstad
Porto Canal
Nuno Borges acaba de escrever uma das mais belas páginas da história do desporto português ao bater o lendário Rafael Nadal, por expressivos 6-3 e 6-2, na final do ATP 250 de Båstad. O tenista natural da Maia não deu qualquer hipótese ao campeoníssimo espanhol, vencendo em sets sucessivos e conquistando o torneio sueco.
Ver esta publicação no Instagram
Vencedor de 22 Grand Slams e de 92 títulos ATP, antigo número um mundial durante 209 semanas, medalha de ouro em Pequim e no Rio de Janeiro e tetracampeão da Taça Davis, o melhor desportista espanhol da história sucumbiu perante o adversário onze anos mais novo (27) em vésperas de iniciar a participação nos Jogos Olímpicos de Paris.
Com este resultado, Nuno Borges supera o melhor ranking da carreira (46) e sobe à posição 42 da hierarquia mundial. Antes dele só Novak Djokovic (quatro vezes), Roger Federer (duas), Andy Murray e Horacio Zeballos haviam conseguido ganhar uma final em terra batida sem ceder qualquer set contra Rafael Nadal, 14 vezes campeão do único Major nessa superfície (Roland Garros). Nuno Borges, recorde-se, é filho de Paulo Borges - campeão nacional de voleibol pelo FC Porto na década de 1980.
“Nem sei o que dizer. Sonhei com este momento durante muito tempo. Às vezes as coisas não acontecem quando esperamos. Todos queriam que o Rafa ganhasse, confesso que uma parte de mim também queria, mas algo dentro de mim falou mais alto e ajudou-me a lidar com as emoções. Não joguei o meu melhor ténis, podia ter jogado melhor, mas aguentei-me nos momentos decisivos e estou muito feliz. É uma emoção muito grande. O público foi muito respeitador, estavam a torcer pelo Rafa mas nunca me prejudicaram, foram muito amigáveis e senti-me muito bem. Estou muito orgulhoso, é a primeira vez que venho à Suécia e estou a adorar”, declarou Nuno Borges no rescaldo da maior vitória da carreira.