Um Dragão a voar na Suécia. Nuno Borges venceu o lendário Nadal na final do torneio de Båstad

Um Dragão a voar na Suécia. Nuno Borges venceu o lendário Nadal na final do torneio de Båstad
| Desporto
Porto Canal

Nuno Borges acaba de escrever uma das mais belas páginas da história do desporto português ao bater o lendário Rafael Nadal, por expressivos 6-3 e 6-2, na final do ATP 250 de Båstad. O tenista natural da Maia não deu qualquer hipótese ao campeoníssimo espanhol, vencendo em sets sucessivos e conquistando o torneio sueco.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

 

Vencedor de 22 Grand Slams e de 92 títulos ATP, antigo número um mundial durante 209 semanas, medalha de ouro em Pequim e no Rio de Janeiro e tetracampeão da Taça Davis, o melhor desportista espanhol da história sucumbiu perante o adversário onze anos mais novo (27) em vésperas de iniciar a participação nos Jogos Olímpicos de Paris.

Com este resultado, Nuno Borges supera o melhor ranking da carreira (46) e sobe à posição 42 da hierarquia mundial. Antes dele só Novak Djokovic (quatro vezes), Roger Federer (duas), Andy Murray e Horacio Zeballos haviam conseguido ganhar uma final em terra batida sem ceder qualquer set contra Rafael Nadal, 14 vezes campeão do único Major nessa superfície (Roland Garros). Nuno Borges, recorde-se, é filho de Paulo Borges - campeão nacional de voleibol pelo FC Porto na década de 1980.

“Nem sei o que dizer. Sonhei com este momento durante muito tempo. Às vezes as coisas não acontecem quando esperamos. Todos queriam que o Rafa ganhasse, confesso que uma parte de mim também queria, mas algo dentro de mim falou mais alto e ajudou-me a lidar com as emoções. Não joguei o meu melhor ténis, podia ter jogado melhor, mas aguentei-me nos momentos decisivos e estou muito feliz. É uma emoção muito grande. O público foi muito respeitador, estavam a torcer pelo Rafa mas nunca me prejudicaram, foram muito amigáveis e senti-me muito bem. Estou muito orgulhoso, é a primeira vez que venho à Suécia e estou a adorar”, declarou Nuno Borges no rescaldo da maior vitória da carreira.

+ notícias: Desporto

Vítor Bruno: “Queremos voltar a ganhar para nos reerguermos”

A paragem para compromissos internacionais já lá vai e é hora de voltar a entrar em ação. O FC Porto vai a Moreira de Cónegos (domingo, 17h00, Sport TV) disputar um “encontro com grau de dificuldade elevado” da quarta eliminatória da Taça de Portugal contra um Moreirense que “não perdeu em casa no passado recente” e Vítor Bruno começou por deixar clara a “vontade de voltar a ganhar” e de ter “boas sensações” numa “fase que não é a melhor”.

FC Porto: Sessão matinal com o foco na Taça de Portugal

O plantel principal do FC Porto voltou a trabalhar nesta sexta-feira no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, onde continua a preparar o jogo com o Moreirense (domingo, 17h00, Sport TV), no Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas, a contar para a 4.ª eliminatória da Taça de Portugal.

António Tavares: “Será uma jornada a favor do FC Porto”

A Assembleia Geral, marcada para as 10h30 de sábado, vai ser “uma jornada a favor do FC Porto, sem margem para dúvidas”, garante António Tavares. Numa mensagem deixada aos associados, o Presidente da Mesa da Assembleia Geral deu a conhecer o “modelo novo” que vai vigorar na reunião magna, em que os sócio poderão “participar na Assembleia, ausentar-se para participarem no ato eleitoral para aprovarem ou não os documentos apresentados e voltar para acompanhar a Assembleia até ao seu término”.