“That’s how I love you” vence competição internacional do Curtas Vila do Conde

“That’s how I love you” vence competição internacional do Curtas Vila do Conde
| Norte
Porto Canal/Agências

O realizador português Mário Macedo venceu, este sábado, a competição internacional do festival internacional Curtas Vila do Conde com “That’s how I love you”, sobre “um rapaz de férias em casa dos avós” que aprende “uma cruel lição de misericórdia”.

O principal galardão do evento, este sábado atribuído, distingue um filme “que se constrói a partir de uma aproximação subtil e inteligente a uma criança e ao seu ambiente, construindo tensão num mundo onde a ternura e a crueldade podem coexistir”, pode ler-se na declaração do júri.

O Grande Prémio, no valor de dois mil euros, distingue então uma curta “lúdica”, sem “dúvidas”. “É assim que adoramos um filme”, afirma o júri.

“That’s how I love you” é, ainda, o candidato do Curtas aos European Film Awards.

Na competição nacional, o prémio para melhor filme foi para a coprodução luso-brasileira “Rinha”, realizado por Rita M. Pestana, que permite sentir, “em cada ‘frame’, o amor na evocação, revelando uma mulher forte e afetuosa”, segundo o júri.

Ambientado em Belo Horizonte, no Brasil, o filme segue a vida de Cássia com o pai, em busca de “libertar-se do que seria a permanência numa vida condenada a uma espiral de pesar e carrego”, segundo a sinopse.

O júri das competições internacional e nacional é composto pela cineasta espanhola Laura Ferrés, a programadora Jing Haase, a montadora Laure Saintmarc, o programador Miguel Ribeiro e a também programadora Caroline Maleville.

Ainda na competição internacional, o prémio de melhor animação foi para o francês “Les animaux vont mieux” (“Os animais estão melhor”), de Nathan Ghali, enquanto o melhor documentário distinguiu o norte-americano Nate Lavey, com “Very Gentle Work”.

Do Panamá, chegou a melhor ficção, “Panadrilo” (“Andarilho”), de Marcela Heilbron, com o prémio do público a distinguir “Blhec!”, animação francesa de Loïc Espuche.

No quadro nacional, o galardão de melhor realização coube a David Pinheiro Vicente, por “Os Caçadores”, enquanto o prémio do público distinguiu “Percebes”, obra de Alexandra Ramires e Laura Gonçalves, já premiada no festival de animação de Annecy, um dos maiores do género.

Na competição experimental, a britânica Miranda Pennell foi a vencedora, com “Man Number 4”, com uma menção honrosa para a portuguesa Rita Morais, com “There is gold everywhere”.

“Slimane”, filme de Carlos Pereira produzido na Alemanha, venceu o prémio da secção estudantil, Take One!, em que a melhor realização coube a Carolina Rosendo, por “A Solo”.

O Curtinhas, espaço para cinema infantil, distinguiu “O Mistério das Meias Desaparecidas”, do estónio Oskar Lehemaa, enquanto o melhor vídeo musical foi para o videoclip que Pedro Fonseca e Vasco Rafael Carvalho rodaram para “Fantasias”, de Conferência Inferno.

A 32.ª edição deste festival internacional de cinema termina no domingo com a entrega de prémios e exibição das curtas premiadas.

+ notícias: Norte

Já é possível circular no viaduto sobre a A28 em Matosinhos

O novo viaduto sobre a A28 foi inaugurado na manhã deste sábado, em Matosinhos. A artéria que liga a Cruz de Pau à Barranha tem o nome de Avenida Victor Oliveira, em homenagem ao antigo jogador e treinador de futebol matosinhense que faleceu em novembro de 2020.

INEM anuncia reposição de helicóptero que sofreu acidente em Mondim de Basto

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) anunciou este sábado que foi reposto o helicóptero na base de Macedo de Cavaleiros, no distrito de Bragança, depois do acidente em Mondim de Basto, que deixou um outro aparelho inoperacional.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.