Norte disponibiliza 5,5 milhões de euros de fundos europeus para micro e pequenas empresas

Norte disponibiliza 5,5 milhões de euros de fundos europeus para micro e pequenas empresas
| Norte
Porto Canal/ Agências

O programa regional de fundos europeus Norte 2030 disponibilizou às micro e pequenas empresas da região 5,5 milhões de euros para criação, expansão e modernização da sua atividade, estando as candidaturas ao concurso abertas até final de setembro.

De acordo com uma nota de imprensa divulgada esta sexta-feira pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), o concurso destina-se "a incentivar as micro e pequenas empresas do Norte a apostarem em investimentos dedicados à criação, expansão e modernização da sua atividade".

O concurso visa "projetos de pequena dimensão que contribuam para a criação de emprego e para a modernização e resiliência das economias locais", com vista a "reforçar o crescimento sustentável e a competitividade das empresas no mercado, bem como criar postos de trabalho, inclusive através de novos investimentos produtivos".

"A este concurso apenas as empresas juridicamente constituídas da Região Norte podem candidatar-se. Desta forma, as empresas que, independentemente da sua dimensão, assumam a forma de 'Empresários em Nome Individual' e de 'Estabelecimento Individual de Responsabilidade Limitada' não podem concorrer", esclarece a CCDR-N.

Também estão excluídos prestadores de serviços e profissionais liberais, "uma vez que não constituem formas jurídicas de empresa".

A taxa de financiamento máxima dos projetos que venham a ser elegidos é de 60% por parte do Norte 2030, estando as condições específicas do concurso disponíveis no 'site' do Norte 2030, no concurso denominado Sistema de Incentivos de Base Territorial - Prioridades Territoriais.

As candidaturas podem ser realizadas até 30 de setembro diretamente no Balcão dos Fundos da União Europeia.

+ notícias: Norte

Já é possível circular no viaduto sobre a A28 em Matosinhos

O novo viaduto sobre a A28 foi inaugurado na manhã deste sábado, em Matosinhos. A artéria que liga a Cruz de Pau à Barranha tem o nome de Avenida Victor Oliveira, em homenagem ao antigo jogador e treinador de futebol matosinhense que faleceu em novembro de 2020.

INEM anuncia reposição de helicóptero que sofreu acidente em Mondim de Basto

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) anunciou este sábado que foi reposto o helicóptero na base de Macedo de Cavaleiros, no distrito de Bragança, depois do acidente em Mondim de Basto, que deixou um outro aparelho inoperacional.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.