Segunda fase do Corredor Verde do Leça em Matosinhos teve investimento superior a 5 milhões

Segunda fase do Corredor Verde do Leça em Matosinhos teve investimento superior a 5 milhões
CM Matosinhos
| Norte
Porto Canal / Agências

A segunda fase do Corredor Verde do Leça entre as pontes do Carro e de Moreira, em Matosinhos, numa extensão de seis quilómetros, está concluída e vai ser inaugurada no sábado, anunciou esta sexta-feira a câmara local.

Em comunicado, a autarquia, liderada por Luísa Salgueiro, adiantou que a empreitada teve um investimento de 5,5 milhões de euros.

À semelhança do primeiro troço, entre as pontes de Moreira e da Pedra, de sete quilómetros, este segundo também já está aberto ao público, referiu.

Além destas duas fases falta ainda uma terceira, entre a ponte do Carro e a antiga ponte de Guifões (zona envolvente ao Castro de Guifões), que está em fase de conclusão do projeto de execução e que tem quatro quilómetros, acrescentou.

O Corredor Verde do Leça é um projeto ambiental e de mobilidade com cariz cultural, económico, turístico e social que visa potenciar a valorização paisagística e ambiental do rio Leça e das margens.

Além da requalificação e revitalização das margens do rio Leça e da sua envolvência, o projeto inclui a construção de um percurso pedestre e ciclável ao longo das margens, criando uma alternativa de mobilidade para as deslocações quotidianas, a pé e de bicicleta, entre as zonas residenciais e as zonas empresariais localizadas nas imediações.

O projeto, que tem um total de 18 quilómetros, está a ser executado em três fases e é cofinanciado através do programa comunitário Portugal 2020.

A inauguração desta segunda fase, agendada para as 10:30 de sábado, conta com uma caminhada, oficinas, atividades desportivas e cortejos etnográficos.

+ notícias: Norte

PS Matosinhos contratou empresa responsável pelas paragens de autocarro para a campanha eleitoral

Dreammedia instalou oudoors de Luísa Salgueiro para a campanha eleitoral das últimas Eleições Autárquicas para a Câmara de Matosinhos.

Câmara de Matosinhos obrigou anterior concessionário a desmontar abrigos dos passageiros em abril de 2025

São novos desenvolvimentos, agora revelados pelo Porto Canal, sobre a polémica à volta da desmontagem das paragens de autocarro em Matosinhos.

A Câmara de Matosinhos obrigou a anterior concessionária do mobiliário urbano a retirar os abrigos dos passageiros em abril do ano passado.

O Porto Canal teve ainda acesso a fotografias que mostram que a empresa responsável pela instalação das paragens de autocarro foi contratada para a campanha eleitoral de Luísa Salgueiro.

Menezes contra criação de centro cardíaco no Porto que “esvazia” Gaia

O presidente da Câmara de Gaia considerou esta quinta-feira como “muito preocupante e grave” a intenção de se criar um centro de cirurgia cardíaca no Hospital Santo António, no Porto, “esvaziando” aquele serviço do Hospital de Gaia com “propostas mais atrativas”.