Igreja e Torre dos Clérigos preparam-se para reabilitação

Igreja e Torre dos Clérigos preparam-se para reabilitação
Turismo Porto
| Porto
Porto Canal / Agências

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) e a Irmandade dos Clérigos assinam esta quinta-feira um protocolo que visa a “reabilitação, conservação e restauro das coberturas e fachadas exteriores” da Igreja e Torre dos Clérigos, no Porto.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

O documento, a que a Lusa teve acesso, estabelece “formas de colaboração” entre aquelas duas entidades, reconhecendo que aquele monumento nacional “carece de obras de conservação, reabilitação e restauro de fachadas exteriores a curto prazo”, com o objetivo do “evitar danos irreparáveis no edifício e no seu património integrado”.

Segundo o texto, a intervenção pretende também “garantir as condições” para o “uso cultual e fruição cultural por parte dos visitantes”.

Com este protocolo, a CCDR-N compromete-se a “dar a conhecer os resultados de vistorias, diagnósticos, relatórios, estudos e outros documentos relevantes” para o objetivo do acordo, a “colaborar na definição de programas e estudos prévios de conservação, restauro e valorização” da Torre e a “assegurar a coordenação geral e prestar apoio técnico à elaboração dos projetos de reabilitação, conservação e restauro que vierem a ser promovidos” pela Irmandade dos Clérigos.

Quanto à Irmandade dos Clérigos, cabe-lhe, segundo estipula o texto, e entre outras obrigações, “contratar o levantamento arquitetónico à escala conveniente, bem como ensaios ou estudos prévios” para a concretização das ações objeto do protocolo, a “contratar os projetos de especialidades, designadamente de eletrotecnia, iluminação cénica e conservação e restauro, os trabalhos de medição e orçamentação e o plano de manutenção e a promover a divulgação pública adequada dos trabalhos e intervenções a realizar”.

As duas entidades comprometem-se também a “colaborar na identificação de possíveis fontes de financiamentos públicas para as obras conservação, reabilitação e restauro do imóvel”.

A assinatura do referido protocolo está marcada para as 17:00, seguindo-se depois o descerramento de um mural, elaborado por Marta Vilarinho de Freitas, com dez frases de dez personalidades que contribuíram para a consolidação da Torre dos Clérigos enquanto monumento de referência da cidade do Porto.

O momento contará ainda com a projeção de um espetáculo de ‘videomapping’, música e animação no varandim da Torre, seguido pela apresentação do novo logótipo da Igreja e Torre dos Clérigos, que será revelado durante a atuação do DJ Padre Guilherme.

+ notícias: Porto

Plataforma elevatória já retira destroços no edifício que ardeu no centro do Porto

Os destroços provenientes do incêndio que destruiu uma pensão no centro do Porto já foram todos removidos da via pública, informou fonte da autarquia. No local, as equipas preparam-se para arrancar com os trabalhos de retirada dos destroços.

Federação Académica do Porto quer criar Estatuto de Estudante do Ensino Superior

A Federação Académica do Porto (FAP) anunciou esta quinta-feira a criação de um Estatuto do Estudante do Ensino Superior com o objetivo de promover a igualdade de oportunidades no acesso e frequência àquele ensino bem como estabelecer os direitos e deveres dos alunos.

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.