IHRU não foi avisado que Câmara do Porto ia vedar prédio devoluto na Boavista

IHRU não foi avisado que Câmara do Porto ia vedar prédio devoluto na Boavista
Foto: Alexandre Matos | Porto Canal
| Porto
Porto Canal/Agências

O Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) disse esta quarta-feira não ter tido conhecimento prévio de que a Câmara do Porto ia vedar o prédio na Avenida de França e que tinha iniciado procedimentos para tentar resolver a situação.

Em resposta à agência Lusa, o IHRU afirmou não ter tido conhecimento prévio dos trabalhos que estão a decorrer no antigo edifício militar, mas que não se opõe à decisão e que está disponível para colaborar com o município na resolução do problema.

Em causa está a vedação do antigo edifício militar na Avenida de França, referenciado por uso inapropriado por uma comunidade, na sequência de queixas de vários moradores durante o Conselho Municipal de Segurança, que decorreu na passada sexta-feira.

A vedação e limpeza do prédio, que é propriedade do IHRU, iniciou-se na terça-feira e deverá estar concluída até sexta, segundo a Câmara do Porto.

À Lusa, o IHRU assegurou que desde o início do ano mantém contactos com a Polícia Municipal e Proteção Civil do Porto, tendo articulado com a Proteção Civil avançar com a demolição “de um alpendre considerado fundamental para que o local deixasse de ter a utilização que vem causando incomodo a munícipes do Porto”.

Em 10 de julho, o IHRU diz ter sido novamente contactado pela Policia Municipal do Porto e informado de que “o problema persistia” e que deveria ser resolvido pelo entaipamento e vedação do espaço.

“Na sequência desta comunicação, este instituto iniciou os procedimentos com vista à contratação dos serviços necessários para o efeito, nos termos da lei”, acrescentou.

Questionado sobre o projeto de reconversão do edifício, o IHRU avançou à Lusa que prevê lançar no último trimestre do ano o concurso público para a empreitada de construção de 40 habitações para arrendamento acessível.

Em março do ano passado, o IHRU lançou um concurso público para a reabilitação do prédio.

Localizado num terreno com 1.155 metros quadrados, o antigo edifício da Direção de Recrutamento Militar foi um dos oito imóveis que, em dezembro de 2021, passou da Defesa Nacional para o IHRU através da constituição de direito de superfície por um período de 75 anos.

+ notícias: Porto

Funeral de Pinto da Costa realiza-se na segunda-feira pelas 11h00 na Igreja das Antas

O funeral de Jorge Nuno Pinto da Costa, antigo presidente do FC Porto que morreu este sábado aos 87 anos, vai realizar-se na segunda-feira, pelas 11h00, disse à Lusa fonte próxima do antigo dirigente.

Câmara do Porto decreta luto municipal para segunda-feira

A Câmara Municipal do Porto decretou, por despacho oficial, segunda-feira como dia de luto municipal pela morte de Jorge Nuno Pinto da Costa. O anúncio foi feito nas redes sociais da autarquia.

Retomadas as buscas pelo homem desaparecido na Foz do Douro no Porto

As buscas pelo homem desaparecido no sábado no mar após ter sido arrastado por uma onda junto ao Farolim de Felgueiras, na Foz do Douro, no Porto, foram retomadas pelas 08h00, revelou à Lusa o comandante Rui Lampreia.