Pavilhão do São Bernardo passou para as mãos da Câmara de Aveiro
Porto Canal/Agências
A Câmara de Aveiro assumiu a posse do pavilhão do São Bernardo, que o clube tinha perdido por incumprimento bancário, no âmbito de um memorando de entendimento assinado com o Banco Montepio em 2023, informou a autarquia.
Segundo uma nota camarária, a autarquia assumiu na segunda-feira a titularidade e a gestão do Pavilhão Municipal de São Bernardo, pela realização da devida escritura de permuta, realizada nesse mesmo dia.
Em troca pela entrega do pavilhão, a câmara cedeu ao Banco uma parcela de terreno para construção, no Cais da Fonte Nova, avaliada em 1,2 milhões de euros.
Este passo é o culminar de um longo processo, iniciado em 2016, durante o qual foi necessário realizar um projeto e obras necessárias para o licenciamento do pavilhão.
Na mesma nota, a autarquia fez um público agradecimento ao Banco por ter permitido a utilização a título gratuito pelo clube do pavilhão ao longo dos últimos oito anos, enquanto decorriam as negociações.
O São Bernardo perdeu a propriedade do seu pavilhão por força do incumprimento de obrigações de serviço da dívida de um empréstimo bancário com o Banco Montepio, o que motivou a assunção da propriedade do imóvel em causa pelo referido Banco.
Enquanto nova proprietária deste equipamento desportivo, a autarquia vai agora entregar, a título gratuito, as instalações, agora requalificadas, ao São Bernardo, para as suas atividades de formação e competição de andebol, com particular ênfase para o andebol masculino.
O protocolo de utilização e gestão do Pavilhão Municipal de São Bernardo irá ser aprovado na reunião do executivo municipal que irá ter lugar na quinta-feira.
No protocolo fica definido o compromisso da câmara de substituir a cobertura do pavilhão, no verão deste ano, e de assegurar a limpeza dos espaços exteriores da infraestrutura.
A câmara irá também acompanhar a gestão técnica do Pavilhão Municipal de São Bernardo.
Em contrapartida, o Centro Desportivo de São Bernardo ficará responsável pelos encargos financeiros relacionados com o consumo de água, luz e gás, e com a manutenção e limpeza regular do recinto de jogo, em especial o piso em madeira.
Os custos e a logística inerentes à realização dos eventos desportivos ficarão também a cargo do clube.