Câmara de Estarreja avança com repavimentação da antiga EN 109 no valor de um milhão de euros

Porto Canal/Agências
A Câmara de Estarreja abriu um concurso público para a requalificação do pavimento na antiga Estrada Nacional (EN) 109 na zona sul daquele concelho do distrito de Aveiro, segundo um anúncio publicado, esta quarta-feira, em Diário da República.
A obra, com um prazo de execução de 120 dias, tem um preço base de cerca de um milhão de euros.
O prazo para a apresentação de propostas termina a 06 de agosto.
A proposta apresentada constitui o projeto para conservação, melhoramento e beneficiação das acessibilidades e circulação na EN 109, ao longo das freguesias de Canelas e Fermelã e de Salreu, que apresenta um “estado avançado de degradação”.
Segundo o projeto de execução, os trabalhos incluem a reparação de bermas e infraestruturas de drenagem existentes, e a colocação de sinalização quer vertical, quer horizontal.
A empreitada surge na sequência do acordo de mutação dominial celebrado em 2023 entre a autarquia e a Infraestruturas de Portugal (IP) para a integração na rede viária municipal de vários troços das estradas nacionais, numa extensão total de 21,063 quilómetros.
Em contrapartida, a autarquia recebeu uma compensação de 2,1 milhões de euros para poder realizar as obras necessárias para repor o bom estado de conservação das vias.