Conferência em agosto em Gouveia quer celebrar "feitos da ciência em Portugal"

Conferência em agosto em Gouveia quer celebrar "feitos da ciência em Portugal"
CM Gouveia
| Norte
Porto Canal/ Agências

A cidade de Gouveia, no distrito da Guarda, recebe de 1 a 3 de agosto a Conferência Lusociência, evento que pretende celebrar os feitos da ciência em Portugal e distinguir o concelho e os gouveenses.

“Um evento promovido pelo investigador luso canadiano Mário Monteiro, com o principal objetivo de celebrar os feitos da ciência em Portugal, que o mesmo destaca como uma das melhores do mundo, procurando, simultaneamente, distinguir Gouveia e os gouveenses”, releva a Câmara Municipal de Gouveia numa nota enviada hoje à agência Lusa.

A autarquia salienta que Mário Monteiro, natural de Aldeias, no concelho de Gouveia, é professor de química na Universidade de Guelph, no Canadá e foi distinguido pela organização britânica vaccinenation.org, em colaboração com a World Vaccine Congress, como uma das 50 pessoas mais influentes em termos globais na área das vacinas, numa lista liderada por Bill Gates.

O investigador gouveense integrará o painel de oradores da Conferência Lusociência Gouveia 2024, que contará com a presença de 41 palestrantes destacados em diversas áreas como a saúde, a matemática, a física, a química, a biologia e que, durante três dias, estarão em Gouveia a debater a ciência e as áreas de investigação exploradas por cientistas portugueses, tanto em território nacional como no estrangeiro.

De acordo com a Câmara Municipal, a conferência Lusociência Gouveia 2024 pretende promover a excelência da ciência portuguesa, divulgar os recentes avanços científicos em Portugal e impulsionar o desenvolvimento do interior de Portugal.

A autarquia refere que a iniciativa visa também proporcionar momentos inspiradores e produtivos e ser um espaço de enriquecimento, motivando e incentivando os jovens a explorar o mundo da investigação.

O evento irá decorrer no Teatro Cine de Gouveia e a receção aos participantes está marcada para as 14:00 do dia 01 de agosto. A tarde será dedicada aos temas “Vacinas e Imunoterapias” e “Química e Alimentos”.

Na sexta-feira, 02 de agosto, serão abordados os temas “Química e Medicina”, “Doenças Neurodegenerativas e Crónicas”, “Toxicologia e Ambiente”, “Materiais e Produção” e “História e Cultura”.

O último dia do evento será dedicado ao tema do “Cancro”, “Infeção” e “Inteligência Artificial, Computação e Física”.

A Câmara Municipal de Gouveia refere que o evento é de participação gratuita e aberto ao público, mas de inscrição obrigatória através do formulário disponível no site da autarquia.

+ notícias: Norte

ETAR de Moreira da Maia remodelada para "melhorar desempenho operacional e ambiental"

A ETAR de Ponte de Moreira, na Maia, está a ser remodelada para “melhorar o desempenho operacional, ambiental e financeiro” da infraestrutura, representando um investimento de cerca nove milhões de euros, segundo foi apresentado.

Alargamento da ferrovia Contumil-Ermesinde arranca no segundo trimestre

A Infraestruturas de Portugal (IP) prevê avançar com o alargamento para quatro vias da ferrovia entre Contumil e Ermesinde no segundo trimestre, após contratações de fiscalização, expropriações, materiais e empreitada, e também 25 milhões de euros para sinalização.

PS de Gaia lembra que estação de TGV está decidida e "não pode ficar refém de amuos"

O vereador do PS de Gaia João Paulo Correia lembrou que a estação de alta velocidade "está decidida" e "não pode ficar refém de amuos", considerando que o presidente da câmara não pode deixar cair uma conquista histórica.