Quinta da Torre do Enxido em Braga vai ser conjunto de interesse municipal

Quinta da Torre do Enxido em Braga vai ser conjunto de interesse municipal
CM Braga
| Norte
Porto Canal/ Agências

A Câmara de Braga deu início ao procedimento para a classificação da Quinta da Torre do Enxido como conjunto de interesse municipal, segundo edital publicado em Diário da República esta terça-feira.

Assinado pelo presidente da câmara, Ricardo Rio, o edital refere que a decisão de classificação foi aprovada na reunião do executivo de 27 de maio.

A Quinta da Torre do Enxido, situada na União de Freguesias de Crespos e Pousada, é um prédio formado por um conjunto de edificações que inclui três edifícios de arquitetura civil, destinados a habitação e serviços, um edifício de arquitetura religiosa, um fontanário e jardim, inseridos num contexto rural.

A ermida primitiva dedicada a Santo Amaro foi instituída nos finais do século XV, tendo sido reconstruída em 1763.

“A capela, atualmente dedicada a Santo Amaro “O Velho”, apresenta planta retangular de uma só nave, com a sacristia em corpo adossado, constituindo, todo o conjunto, uma construção arquitetónica tipicamente do barroco bracarense”, refere o município, na proposta de classificação.

Já o fontanário de São Jerónimo é de estilo barroco e foi mandado edificar na década de 60 do século XVIII, por ordem do proprietário.

Está localizado no logradouro, a poucos metros da casa principal e da torre.

+ notícias: Norte

Marco Martins deixa Câmara de Gondomar para liderar nova empresa metropolitana de transportes

O atual presidente da Câmara de Gondomar, Marco Martins, vai deixar a autarquia até ao final do ano para assumir a liderança da nova empresa metropolitana de transportes.

Sete distritos sob aviso amarelo devido a aguaceiros e trovoada

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prolongou esta sexta-feira até às 21h00 o aviso amarelo devido a aguaceiros e trovoadas nos distritos de Aveiro, Braga, Porto e Viana do Castelo, estendendo-o a Bragança, Vila Real e Viseu.

Ponte suspensa de Arouca reabre este sábado ao público

A ponte suspensa nos Passadiços do Paiva, a "516 Arouca", vai abrir ao público já este sábado, com a entrada a ser feita apenas pelo Pórtico de Alvarenga, avançou esta sexta-feira Luís Pedro Martins, presidente do Turismo Porto e Norte, ao Porto Canal, com a informação a ser confirmada entretanto das redes sociais da infraestrutura.