Condutor de trator condenado a quatro anos por abalroar carro da PJ em Boticas

Condutor de trator condenado a quatro anos por abalroar carro da PJ em Boticas
| Norte
Porto Canal / Agências

O Tribunal de Vila Real condenou esta segunda-feira o condutor de um trator acusado de abalroar um automóvel da Polícia Judiciária (PJ) a quatro anos de prisão efetiva pelos crimes de ofensas à integridade física qualificada e falsificação de documentos.

O caso, que aconteceu em Boticas, remonta a 2019 e a leitura do acórdão aconteceu hoje no Tribunal de Vila Real, sem a presença do arguido.

O motorista de autocarros, de 62 anos, foi hoje condenado a uma pena única de quatro anos de prisão efetiva por dois crimes de ofensas à integridade física qualificada, um na forma consumada e um na forma tentada, recetação, coação a funcionário, falsificação de documentos e dano qualificado em veículo da PJ.

O arguido estava acusado pelo Ministério Público (MP) de três crimes de homicídio na forma tentada, contra inspetores da PJ, mas a presidente do coletivo de juízes anunciou a desqualificação dos crimes para ofensas à integridade física qualificada em 2 de julho, tendo a defesa pedido prazo para se pronunciar, motivo que levou ao reagendamento da leitura do acórdão para esta segunda-feira.

O coletivo de juízes considerou que as ofensas à integrada física foram todas qualificadas na perspetiva em que o arguido, naquelas condições, soube e percebeu que estava perante inspetores da PJ no local dos factos.

Contudo, o acórdão levanta dúvidas ao advogado de defesa, nomeadamente “se era, ou não, o arguido que estava no local dos factos no dia dos factos”, questão que o Tribunal “ultrapassou”, admitindo recorrer da sentença.

“O hiato temporal entre a data dos factos e o mandato de busca e apreensão, de mais de 10 meses, para quem reconheceu o arguido no dia dos factos, é estranho. Como estas questões foram colocadas em julgamento, a defesa espera que o Tribunal não se tenha esquivado a responder a esta questão, pelo menos, a comentá-la para se perceber, até em sede de recurso, se podemos ou não concordar com aquilo que foi exposto”, reiterou o advogado.

Segundo Gil Balsemão, o arguido não marcou presença em Tribunal por motivos de saúde.

Segundo o MP, os inspetores da PJ de Vila Real investigavam um caso relacionado com o furto de um trator agrícola, tendo recolhido informações de que a viatura estaria oculta, com matrículas falsas, na zona de Boticas.

Em setembro de 2019, uma equipa da Unidade Local de Investigação Criminal da PJ de Vila Real deslocou-se àquele concelho, tendo-se cruzado na estrada regional 311 com o trator agrícola alegadamente furtado, um veículo de grandes dimensões e sem reboque, conduzido pelo arguido.

Na acusação, a que a Lusa teve acesso, o MP refere que os inspetores inverteram a marcha e abordaram o condutor do trator, a fim de averiguar a sua identificação, tendo acionado os sinais luminosos rotativos de cor azul, mas o suspeito não parou, nem abrandou a sua marcha.

Os inspetores colocaram um dos automóveis, em que seguiram três elementos, na via esquerda da faixa de rodagem, paralelamente à viatura agrícola.

A acusação relata que cerca de 500 metros após o início da abordagem, o arguido reduziu a velocidade do veículo, encostou-o ligeiramente à berma do lado direito, fazendo crer aos inspetores que iria parar e acatar a ordem de imobilização, pelo que a PJ imobilizou o carro ligeiramente à frente e à esquerda do trator, mantendo-se na via esquerda a faixa de rodagem.

Quando um dos inspetores se preparava para sair do automóvel, de acordo com o MP, o arguido acelerou em direção ao automóvel policial, embatendo violentamente e arrastando o carro por cerca de 12 metros.

O arguido terá ainda iniciado marcha-atrás no sentido de embater novamente no automóvel, tendo um dos inspetores efetuado vários disparos com a sua arma de serviço em direção à parte inferior da traseira do trator, provocando a fuga do arguido.

Um segundo carro policial, onde seguiam mais três polícias, seguiu atrás, mas foi travado quando o trator seguiu por um caminho de terra batida.

Em resultado do abalroamento, dois dos inspetores receberam tratamento hospitalar.

O trator foi encontrado dias depois, num local ermo, na zona de Alturas do Barroso, e só posteriormente o arguido foi sujeito a interrogatório judicial.

+ notícias: Norte

Gaia aprova renovação do Plano de Pormenor de Santo Ovídio para acolher estação

A Câmara de Gaia aprovou por unanimidade a elaboração do Plano de Pormenor de Santo Ovídio nos mesmos termos do anterior, desenhado para acolher a estação de alta velocidade no concelho.

Câmara de Matosinhos vai instalar 86 câmaras de videovigilância em 56 locais

A Câmara Municipal de Matosinhos adiantou que vai instalar 86 câmaras de videovigilância em 56 locais do concelho no último trimestre deste ano num investimento que rondará os 2,5 milhões de euros.

GNR deteve jovem de 21 anos em Gaia e apreendeu mais de 46 mil doses de droga

O Comando Territorial do Porto da GNR anunciou a detenção de um jovem de 21 anos, no concelho de Vila Nova de Gaia, e a apreensão de mais de 46 mil doses de droga, entre outro material relacionado com tráfico de estupefacientes.