Hospital de Braga descentraliza consulta de reumatologia para reduzir tempo de espera

Hospital de Braga descentraliza consulta de reumatologia para reduzir tempo de espera
| Norte
Porto Canal / Agências

A Unidade Local de Saúde (ULS) de Braga inicia na quarta-feira o processo de descentralização das consultas de reumatologia, para diminuir os tempos de espera e poupar os utentes a deslocações longas, foi anunciado esta segunda-feira.

Em comunicado, a ULS de Braga refere que a descentralização começará a ser implementada na Unidade de Saúde Familiar de Amares, com a realização de consultas semanais às quartas-feiras, entre as 09:00 e as 13:00.

O modelo será alargado, gradualmente, a Vila Verde e Terras de Bouro.

As consultas serão conduzidas por médicos reumatologistas da ULS de Braga.

A partir de agosto, além das consultas subsequentes para os utentes iniciais, também os utentes que já são seguidos no Hospital de Braga, com residência nos concelhos referidos, poderão passar a ser atendidos mais perto de casa, após indicação médica.

Atualmente, as consultas de reumatologia têm lugar apenas no hospital de Braga.

“Descentralizar as consultas da especialidade de reumatologia vai permitir uma maior comodidade para os utentes, porque diminui o tempo de espera e facilita o acompanhamento contínuo das suas condições de saúde, sem comprometer a qualidade do atendimento”, refere a diretora clínica para os Cuidados de Saúde Hospitalares da ULS de Braga, Paula Vaz Marques.

A ULS sublinha que está “permanentemente empenhada na definição e implementação de soluções para melhorar o acesso aos cuidados de saúde, garantindo que estão ao alcance de todos os utentes da região de Braga”.

+ notícias: Norte

Primeiro satélite da Universidade do Minho lançado hoje para o espaço

A Escola de Engenharia da Universidade do Minho vai lançar o seu satélite PROMETHEUS - 1, esta terça-feira, do porto espacial Vanderberg, na Califórnia, nos Estados Unidos da América, a partir de um foguetão Falcon 9 da SpaceX. O lançamento está agendado para às 18h50.

Homem de 59 anos morre atropelado em Guimarães

Um homem de 59 anos morreu esta terça-feira atropelado por uma viatura em Briteiros Santo Estêvão, concelho de Guimarães, distrito de Braga, adiantou à Lusa fonte da Proteção Civil.

Retomada circulação ferroviária na Linha do Norte após atropelamento mortal em Ovar

A circulação ferroviária na Linha do Norte foi retomada esta terça-feira às 21h42, depois de ter estado cortada devido ao atropelamento mortal de um homem por um comboio em Ovar, no distrito de Aveiro, segundo a Infraestruturas de Portugal.