Hospital de Braga descentraliza consulta de reumatologia para reduzir tempo de espera
Porto Canal / Agências
A Unidade Local de Saúde (ULS) de Braga inicia na quarta-feira o processo de descentralização das consultas de reumatologia, para diminuir os tempos de espera e poupar os utentes a deslocações longas, foi anunciado esta segunda-feira.
Em comunicado, a ULS de Braga refere que a descentralização começará a ser implementada na Unidade de Saúde Familiar de Amares, com a realização de consultas semanais às quartas-feiras, entre as 09:00 e as 13:00.
O modelo será alargado, gradualmente, a Vila Verde e Terras de Bouro.
As consultas serão conduzidas por médicos reumatologistas da ULS de Braga.
A partir de agosto, além das consultas subsequentes para os utentes iniciais, também os utentes que já são seguidos no Hospital de Braga, com residência nos concelhos referidos, poderão passar a ser atendidos mais perto de casa, após indicação médica.
Atualmente, as consultas de reumatologia têm lugar apenas no hospital de Braga.
“Descentralizar as consultas da especialidade de reumatologia vai permitir uma maior comodidade para os utentes, porque diminui o tempo de espera e facilita o acompanhamento contínuo das suas condições de saúde, sem comprometer a qualidade do atendimento”, refere a diretora clínica para os Cuidados de Saúde Hospitalares da ULS de Braga, Paula Vaz Marques.
A ULS sublinha que está “permanentemente empenhada na definição e implementação de soluções para melhorar o acesso aos cuidados de saúde, garantindo que estão ao alcance de todos os utentes da região de Braga”.