Quinta do Mitra está reabilitada há mais de um ano, mas continua por ocupar

Quinta do Mitra está reabilitada há mais de um ano, mas continua por ocupar
| Porto
Pedro Benjamim

A Quinta do Mitra, a cerca de 300 metros do Terminal Intermodal de Campanhã, ficou pronta em maio de 2023, após passar por uma reabilitação de 1,2 milhões de euros. Mas mais de um ano depois o espaço continua vazio. Ao Porto Canal, o vereador do Urbanismo, Pedro Baganha, avança que o espaço necessita de uma empreitada de adaptação, que arranca este ano.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

“A nossa expectativa é lançar essa empreitada a muito breve prazo”, afirma, em entrevista ao Porto Canal. Para que a obra se concretize falta ainda lançar o concurso público já que a reabilitação - com assinatura do arquiteto Nuno Brandão Costa - “foi feita com um projeto genérico”, refere o vereador da Câmara do Porto. Baganha aponta que à data não havia ainda decisão sobre quem iria ocupar o espaço. “Não se sabia qual era o futuro que íamos dar àquele edifício”, aponta.

A empreitada, que arrancou em janeiro de 2022, viria a ter futuro definido mais tarde. A Quinta do Mitra vai receber os Serviços Municipais de Proteção Civil, como o Porto Canal avançou em dezembro de 2023.

Para alocar este departamento municipal será necessário adaptar o espaço. “Se fosse um serviço, como o do Urbanismo, era só abrir a porta, por computadores e começar a trabalhar. A Proteção Civil não é assim, porque há equipamento, há zonas sujas, há obrigação de ter duches para as pessoas que lá estão. Há uma permanência de 24 horas de pessoas nesse edifício, portanto, obrigou a um projeto de adaptação desse espaço que está agora a terminar”, explica Pedro Baganha.

Atualmente o serviço, que assegura o funcionamento de todos os organismos municipais de proteção civil, funciona a partir da Sé, com sede no Largo Duque da Ribeira.

Em dezembro de 2023, uma associação cívica portuense expressou desagrado quanto à estética da obra, noticiava o jornal Público, relativamente à substituição da cobertura de telha. A nova estética da Quinta do Mitra, a poucos metros do Terminal Intermodal de Campanhã (TIC), segue uma identidade semelhante, já que o arquiteto Nuno Brandão Costa é também autor do projeto do TIC.

A requalificação focou-se na “revisão e reforço periférico da estrutura, a substituição integral dos pisos e vigamentos de telhado, tratamento e recuperação dos paramentos de pedra, novas caixilharias com vidros duplos e corte térmico, bem como o tratamento acústico, térmico e de ventilação de todo o edificado, complementado por sistema de AVAC”, referia a autarquia através do portal de informação.

+ notícias: Porto

Competição de águas abertas regressa ao Douro este domingo com recorde de inscritos 

A prova “Douro Bridges - Porto & Gaia Open Water” está de volta este domingo para uma terceira edição no rio Douro. A competição de natação em águas abertas tem uma distância de quatro quilómetros, com partida no Cais da Ribeira do Porto e chegada na Douro Marina, em Vila Nova de Gaia.

Pedro Duarte é o novo líder da Distrital do Porto do PSD

O ministro Pedro Duarte, que foi eleito líder distrital do PSD/Porto com 92,1% dos votos, disse à Lusa que terá de encontrar "um grande candidato" para o Porto, mas garantiu estar focado nas suas funções no Governo.

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.