Quinta do Mitra está reabilitada há mais de um ano, mas continua por ocupar

Quinta do Mitra está reabilitada há mais de um ano, mas continua por ocupar
| Porto
Pedro Benjamim

A Quinta do Mitra, a cerca de 300 metros do Terminal Intermodal de Campanhã, ficou pronta em maio de 2023, após passar por uma reabilitação de 1,2 milhões de euros. Mas mais de um ano depois o espaço continua vazio. Ao Porto Canal, o vereador do Urbanismo, Pedro Baganha, avança que o espaço necessita de uma empreitada de adaptação, que arranca este ano.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

“A nossa expectativa é lançar essa empreitada a muito breve prazo”, afirma, em entrevista ao Porto Canal. Para que a obra se concretize falta ainda lançar o concurso público já que a reabilitação - com assinatura do arquiteto Nuno Brandão Costa - “foi feita com um projeto genérico”, refere o vereador da Câmara do Porto. Baganha aponta que à data não havia ainda decisão sobre quem iria ocupar o espaço. “Não se sabia qual era o futuro que íamos dar àquele edifício”, aponta.

A empreitada, que arrancou em janeiro de 2022, viria a ter futuro definido mais tarde. A Quinta do Mitra vai receber os Serviços Municipais de Proteção Civil, como o Porto Canal avançou em dezembro de 2023.

Para alocar este departamento municipal será necessário adaptar o espaço. “Se fosse um serviço, como o do Urbanismo, era só abrir a porta, por computadores e começar a trabalhar. A Proteção Civil não é assim, porque há equipamento, há zonas sujas, há obrigação de ter duches para as pessoas que lá estão. Há uma permanência de 24 horas de pessoas nesse edifício, portanto, obrigou a um projeto de adaptação desse espaço que está agora a terminar”, explica Pedro Baganha.

Atualmente o serviço, que assegura o funcionamento de todos os organismos municipais de proteção civil, funciona a partir da Sé, com sede no Largo Duque da Ribeira.

Em dezembro de 2023, uma associação cívica portuense expressou desagrado quanto à estética da obra, noticiava o jornal Público, relativamente à substituição da cobertura de telha. A nova estética da Quinta do Mitra, a poucos metros do Terminal Intermodal de Campanhã (TIC), segue uma identidade semelhante, já que o arquiteto Nuno Brandão Costa é também autor do projeto do TIC.

A requalificação focou-se na “revisão e reforço periférico da estrutura, a substituição integral dos pisos e vigamentos de telhado, tratamento e recuperação dos paramentos de pedra, novas caixilharias com vidros duplos e corte térmico, bem como o tratamento acústico, térmico e de ventilação de todo o edificado, complementado por sistema de AVAC”, referia a autarquia através do portal de informação.

+ notícias: Porto

Nuno Sousa substitui Marco Martins na Transportes Metropolitanos do Porto

O Conselho Metropolitano do Porto aprovou esta sexta-feira, por maioria, a nomeação de Nuno Sousa para presidente do conselho de administração da Transportes Metropolitanos do Porto (TMP), substituindo Marco Martins, que foi destituído.

Metro do Porto remete prazos, datas e explicações sobre Linha Rosa para dia 20

O novo presidente da Metro do Porto, Emídio Gomes, recusou comprometer-se com prazos sobre a conclusão da obra da Linha Rosa e remeteu explicações sobre eventuais derrapagens para a reunião pública de executivo municipal de dia 20.

Tribunal condena 23 arguidos por tráfico de droga no Porto, sete com pena efetiva

O tribunal do Porto condenou esta sexta-feira 23 arguidos, sete dos quais com penas de prisão efetiva, por tráfico de droga no Bairro da Pasteleira, informou a Procuradoria-Geral Regional do Porto (PGRP).