Alberto Machado reeleito presidente da concelhia do PSD no Porto

Alberto Machado reeleito presidente da concelhia do PSD no Porto
PSD
| Porto
Porto Canal/Agências

O deputado Alberto Machado foi este sábado reeleito presidente da concelhia do PSD no Porto com 82,35% dos votos, contra 17,65% dos votos da lista encabeçada por Francisco Carvalho, disse o próprio à Lusa.

As votações para a concelhia portuense do PSD estiveram abertas entre as 14h00 e 20h00, tendo resultado numa vitória da Lista A, encabeçada por Alberto Machado, com 518 votos (82,35%), contra 111 votos (17,65%) da lista P, de Francisco Carvalho, líder da bancada do PSD na Assembleia de Freguesia de Ramalde.

Registaram-se ainda três votos brancos e três votos nulos.

Líder da Comissão Política Concelhia do PSD desde 2022, Alberto Machado recandidatou-se com "o mesmo propósito de há dois anos: agregar, trabalhar e construir", segundo as mensagens partilhadas com os militantes e a que a Lusa teve acesso.

Já Francisco Carvalho candidatou-se à concelhia com a lista "Porto Laranja" que "traz uma nova visão sobre o próprio PSD, que se propõe liderar a cidade em união com independentes, CDS e IL".

Nas missivas aos militantes, Alberto Machado, deputado na Assembleia da República e vereador na Câmara do Porto, sem pelouro, desde 2021, referia: "Há dois anos concorremos ao PSD do Porto com o objetivo de contribuir para que o PSD ganhe as próximas eleições autárquicas".

Com a recandidatura, Alberto Machado diz estar disponível para trabalhar num "projeto amplo e agregador, que dinamize o PSD e seja caminho de consensos em prol do Porto".

Já o líder de bancada do PSD na Assembleia de Freguesia de Ramalde, Francisco Carvalho, revelou em comunicado que o objetivo desta candidatura era "relançar as bases de um PSD forte e independente, focado no trabalho de base e na mobilização dos militantes, defendendo a credibilidade, independência material e a mobilização pelo mérito, colocando os interesses da sociedade portuense em primeiro lugar".

Com a candidatura, Francisco Carvalho pretendeu promover a discussão e devolver aos militantes autonomia para vencer as autárquicas de 2025.

+ notícias: Porto

Plataforma elevatória já retira destroços no edifício que ardeu no centro do Porto

Os destroços provenientes do incêndio que destruiu uma pensão no centro do Porto já foram todos removidos da via pública, informou fonte da autarquia. No local, as equipas preparam-se para arrancar com os trabalhos de retirada dos destroços.

Federação Académica do Porto quer criar Estatuto de Estudante do Ensino Superior

A Federação Académica do Porto (FAP) anunciou esta quinta-feira a criação de um Estatuto do Estudante do Ensino Superior com o objetivo de promover a igualdade de oportunidades no acesso e frequência àquele ensino bem como estabelecer os direitos e deveres dos alunos.

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.