Alberto Machado reeleito presidente da concelhia do PSD no Porto
Porto Canal/Agências
O deputado Alberto Machado foi este sábado reeleito presidente da concelhia do PSD no Porto com 82,35% dos votos, contra 17,65% dos votos da lista encabeçada por Francisco Carvalho, disse o próprio à Lusa.
As votações para a concelhia portuense do PSD estiveram abertas entre as 14h00 e 20h00, tendo resultado numa vitória da Lista A, encabeçada por Alberto Machado, com 518 votos (82,35%), contra 111 votos (17,65%) da lista P, de Francisco Carvalho, líder da bancada do PSD na Assembleia de Freguesia de Ramalde.
Registaram-se ainda três votos brancos e três votos nulos.
Líder da Comissão Política Concelhia do PSD desde 2022, Alberto Machado recandidatou-se com "o mesmo propósito de há dois anos: agregar, trabalhar e construir", segundo as mensagens partilhadas com os militantes e a que a Lusa teve acesso.
Já Francisco Carvalho candidatou-se à concelhia com a lista "Porto Laranja" que "traz uma nova visão sobre o próprio PSD, que se propõe liderar a cidade em união com independentes, CDS e IL".
Nas missivas aos militantes, Alberto Machado, deputado na Assembleia da República e vereador na Câmara do Porto, sem pelouro, desde 2021, referia: "Há dois anos concorremos ao PSD do Porto com o objetivo de contribuir para que o PSD ganhe as próximas eleições autárquicas".
Com a recandidatura, Alberto Machado diz estar disponível para trabalhar num "projeto amplo e agregador, que dinamize o PSD e seja caminho de consensos em prol do Porto".
Já o líder de bancada do PSD na Assembleia de Freguesia de Ramalde, Francisco Carvalho, revelou em comunicado que o objetivo desta candidatura era "relançar as bases de um PSD forte e independente, focado no trabalho de base e na mobilização dos militantes, defendendo a credibilidade, independência material e a mobilização pelo mérito, colocando os interesses da sociedade portuense em primeiro lugar".
Com a candidatura, Francisco Carvalho pretendeu promover a discussão e devolver aos militantes autonomia para vencer as autárquicas de 2025.