Esposende com investimento recorde para reconstruir e ampliar escola do concelho
Porto Canal
A Escola Secundária Henrique Medina, em Esposende, será reconstruída e ampliada, num investimento recorde de 20 milhões de euros, que deve estar concluído até junho de 2026.
A segunda fase das obras inclui a requalificação completa da escola, com demolições, novas construções, remodelações e arranjos exteriores. Também será instalado um Centro Tecnológico Especializado em Informática.
Benjamim Pereira, presidente daquela autarquia, destacou a importância da obra, afirmando que "não há memória de uma obra desta dimensão no município". A intervenção inclui a ampliação das salas de aula, requalificação da cozinha, bar e espaços de apoio, além do pavilhão gimnodesportivo, que integrará um ginásio.
Durante as obras, as aulas serão realizadas em contentores provisórios. O presidente da câmara apelou à compreensão da comunidade educativa para os transtornos temporários.
As obras só começarão após os procedimentos legais, como o concurso público e a autorização do Tribunal de Contas, estarem concluídos. A revisão do projeto já está em andamento.