De “patinho feio” a cisne. Prédio devoluto na Boavista já tem projeto para arrendamento acessível

De “patinho feio” a cisne. Prédio devoluto na Boavista já tem projeto para arrendamento acessível
| Porto
Maria Leonor Coelho

Já está em fase de conclusão o projeto que vai dar uma nova vida ao antigo edifício da Direção de Recrutamento Militar que está ao abandono desde finais de 2016. O prédio, que pertence ao Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) desde dezembro de 2021, tem sido foco de problemas para os moradores da Avenida da França, na Boavista. A ocupação indevida do espaço e o lixo acumulado têm atormentado os dias dos residentes dos edifícios vizinhos, conforme avançou o Porto Canal nos últimos dias.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

Questionado pelo Porto Canal sobre o futuro do edifício, o IHRU esclareceu que, na sequência do concurso público lançado em março de 2023, com vista à criação de 36 fogos para arrendamento acessível, a empresa Traço Alternativo – Arquitetos Associados, Lda. foi selecionada para a elaboração do projeto de reconversão do referido edifício.

De acordo com a instituição pública, o projeto, que se encontra atualmente na fase final de elaboração, permitiu confirmar a possibilidade de disponibilização de 40 habitações para arrendamento acessível.

As imagens do projeto que venceu o concurso para a reabilitação do edifício e que vai acrescentar novos fogos à oferta de arrendamento acessível do município foram já divulgadas, através do ‘site’ oficial da empresa portuense de arquitetura, que confirmou ao Porto Canal que o projeto está já em fase de conclusão.

Para este ano está ainda previsto o lançamento de um novo concurso público, desta feita para a empreitada de construção, revela fonte do IHRU.

Enquanto as obras não arrancam, o presidente da Câmara Municipal do Porto arranjou uma solução temporária para evitar o uso indevido das imediações do prédio e vai ordenar à Proteção Civil a vedação do antigo edifício da Direção de Recrutamento Militar na Avenida da França, na Boavista. O autarca revelou essa decisão no Conselho Municipal de Segurança, reunido na manhã desta sexta-feira, após ter ouvido os relatos de vários moradores dos prédios vizinhos e ainda de uma responsável pelo ABC Hotel Porto.

Rui Moreira ressalvou que esta medida é a única que pode tomar, dentro das suas competências, uma vez que este edifício não é propriedade municipal.

Devoluto desde finais de 2016, o antigo edifício da Direção de Recrutamento Militar no Porto tem-se vindo a revelar um verdadeiro íman de dores de cabeça para a vizinhança. Os “episódios”, que começaram a surgir imediatamente após a saída dos militares, poderão agora ter fim à vista com as soluções encontradas pelo IHRU e pela Câmara Municipal do Porto.

+ notícias: Porto

Reaberto parque de estacionamento dos Poveiros no Porto

O parque de estacionamento subterrâneo da Praça dos Poveiros, no Porto, reabriu hoje depois de uma avaliação da Proteção Civil municipal verificar que estão reunidas as condições de segurança, avançou esta quinta-feira a autarquia.

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.

Last Folio: as duras memórias do Holocausto 

O Museu e Igreja da Misericórdia do Porto acolhem a exposição internacional LAST FOLIO acompanhada por um documentário, que mostra as memórias do Holocausto. A exposição do fotógrafo Yuri Dojc e da cineasta Katya Krausova, pode ser visitada até novembro.