Novo ecocentro de Anadia vai custar 908 mil euros. Obra já foi adjudicada

Novo ecocentro de Anadia vai custar 908 mil euros. Obra já foi adjudicada
| Norte
Porto Canal / Agências

A Câmara Municipal de Anadia anunciou, esta sexta-feira, que adjudicou a construção de um centro de recolha de resíduos, em Alféloas, que representa um investimento que ultrapassa os 900 mil euros.

De acordo com a autarquia, a empreitada de construção do ecocentro (centro de recolha de resíduos) foi adjudicada à empresa ASO Construções, por 908.419,97 euros, na última reunião do executivo, que decorreu quinta-feira. A obra terá um prazo de execução de 10 meses.

A unidade ficará localizada na Zona Industrial de Vale Salgueiro, junto ao estaleiro municipal, em Alféloas, destinando-se “a receber os resíduos que não são recolhidos nos circuitos normais”.

“Os resíduos são provenientes de produtores particulares que, pelas dimensões e características, não serão processados diretamente nas instalações, mas que, pelo facto de conterem potencial de reciclagem, serão transportados diretamente para as respetivas fileiras de reciclagem”, referiu.

Segundo o Município de Anadia, no distrito de Aveiro, estes resíduos ficarão temporariamente armazenados no centro de recolha até atingirem quantidades que otimizem a sua recolha e transporte para o destino final.

O concurso público para a empreitada de construção do ecocentro tinha sido lançado há cerca de três meses.

Na altura, o vereador da Câmara de Anadia responsável pelo pelouro do ambiente, Lino Pintado, explicou que este investimento é uma “mais-valia para os munícipes a todos os níveis”, pois permite centralizar os resíduos, apesar do Município dispor de “um largo número de ecopontos, contentores e de resíduos”.

“Este equipamento vai permitir depositar uma variedade muito grande de resíduos e que, hoje em dia, ainda não tínhamos resposta, desde os resíduos verdes, às pilhas, tintas e muitos outros. Depois terão um encaminhamento otimizado por nós”, indicou.

+ notícias: Norte

PJ faz buscas na Câmara de Aveiro por suspeitas de prevaricação e violação urbanística

A Polícia Judiciária (PJ) realizou esta sexta-feira buscas na Câmara Municipal de Aveiro, no âmbito de uma investigação sobre a eventual prática de crimes de prevaricação e violação de regras urbanísticas.

Câmara de Gaia com orçamento de 328 milhões de euros para este ano

O orçamento da Câmara de Vila Nova de Gaia para este ano é de 328,715 milhões de euros, mais 43,9 milhões de euros face ao de 2025, segundo documento a que a Lusa teve acesso.

Câmara de Matosinhos aprova por maioria aumento de tarifa da água para 2026

A Câmara de Matosinhos aprovou, por maioria, o novo tarifário da água para este ano, que para consumos domésticos aumenta entre 1,36% e 2,54%, revelaram vereadores da oposição social-democrata e do Chega.