Concelhia do PSD do Porto vai a votos no sábado

Concelhia do PSD do Porto vai a votos no sábado
PSD
| Porto
Porto Canal/Agências

A Comissão Política Concelhia do PSD do Porto vai a votos no sábado com o deputado Alberto Machado, que se recandidata à liderança, e Francisco Carvalho, líder de bancada do PSD na Assembleia de Freguesia de Ramalde.

Líder da Comissão Política Concelhia do PSD desde 2022, Alberto Machado recandidata-se com "o mesmo propósito de há dois anos: agregar, trabalhar e construir", lê-se nas mensagens partilhadas com os militantes e a que a Lusa teve acesso.

Já Francisco Carvalho, candidata-se à concelhia com a lista "Porto Laranja" que "traz uma nova visão sobre o próprio PSD, que se propõe liderar a cidade em união com independentes, CDS e IL".

Nas missivas aos militantes Alberto Machado, deputado na Assembleia da República e vereador na Câmara do Porto, sem pelouro, desde 2021, referia: "Há dois anos concorremos ao PSD do Porto com o objetivo de contribuir para que o PSD ganhe as próximas eleições autárquicas", referia

Com a recandidatura, Alberto Machado diz estar disponível para trabalhar num "projeto amplo e agregador, que dinamize o PSD e seja caminho de consensos em prol do Porto".

"Apenas um PSD unido e com uma estratégia clara de criar uma frente de centro-direita moderada, contra o socialismo e os radicalismos, será vencedor de um objetivo claro e que nos deverá focar a todos: a vitória do PSD nas próximas eleições autárquicas", defende.

Aos militantes, Alberto Machado salienta ainda que, a um ano das eleições autárquicas, é preciso "um PSD preparado, experiente e conhecedor dos problemas da cidade e dos portuenses".

"Identificamos como prioritários três desafios: segurança, habitação e mobilidade", indica, dizendo que será a partir desses problemas, aos quais se somam "problemas sociais persistentes", que irá construir um novo ciclo político.

"Acreditamos que 2025 será o ano do PSD retomar a liderança da Câmara Municipal do Porto", acrescenta Alberto Machado, que antes da concelhia presidiu a Comissão Política Distrital do PSD do Porto.

A candidatura de Alberto Machado, que foi presidente da Junta de Freguesia de Paranhos entre 2009 e 2017, tem como mandatário Paulo Rios de Oliveira.

Já o líder de bancada do PSD na Assembleia de Freguesia de Ramalde, Francisco Carvalho, revelou em comunicado que "o objetivo desta candidatura é relançar as bases de um PSD forte e independente, focado no trabalho de base e na mobilização dos militantes, defendendo a credibilidade, independência material e a mobilização pelo mérito, colocando os interesses da sociedade portuense em primeiro lugar".

Já na página oficial da candidatura, o social-democrata critica a atual situação do PSD Porto.

"Depois de quase 10 anos de uma concelhia instrumentalizada e manipulada por alguns militantes, onde a troca de convicções por conveniências é práxis comum, é a hora de terminar com este ciclo de empobrecimento político e apostar numa reforma profunda no PSD Porto, onde a bússola aponta para as pessoas e para a cidade", afirma.

Com a candidatura, Francisco Carvalho pretende promover a discussão e devolver aos militantes autonomia para vencer as autárquicas de 2025.

Simultaneamente, quer desenvolver "um PSD Porto responsável, confiável e decisor", fortalecendo a influência daquela estrutura no mapa político local, regional e nacional.

Intensificar a discussão em torno de temas como a segurança, coesão social, imigração, habitação, economia, e fazer uma oposição construtiva "em prol do desenvolvimento económico", são outros dos objetivos do social-democrata.

A candidatura liderada por Francisco Carvalho pretende ainda criar um conselho consultivo independente, "composto por nomes de referência e independentes, de modo a pensar, unir e propor candidatos à Câmara Municipal e às juntas de freguesia, visando um processo claro e transparente de escolha de lideranças, livre de vícios político-partidários e económicos".

As eleições para a Comissão Política Concelhia do PSD do Porto decorrem no sábado entre as 14:00 e 20:00.

+ notícias: Porto

Reaberto parque de estacionamento dos Poveiros no Porto

O parque de estacionamento subterrâneo da Praça dos Poveiros, no Porto, reabriu hoje depois de uma avaliação da Proteção Civil municipal verificar que estão reunidas as condições de segurança, avançou esta quinta-feira a autarquia.

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.

Last Folio: as duras memórias do Holocausto 

O Museu e Igreja da Misericórdia do Porto acolhem a exposição internacional LAST FOLIO acompanhada por um documentário, que mostra as memórias do Holocausto. A exposição do fotógrafo Yuri Dojc e da cineasta Katya Krausova, pode ser visitada até novembro.