Concelhia do PSD do Porto vai a votos no sábado

Concelhia do PSD do Porto vai a votos no sábado
PSD
| Porto
Porto Canal/Agências

A Comissão Política Concelhia do PSD do Porto vai a votos no sábado com o deputado Alberto Machado, que se recandidata à liderança, e Francisco Carvalho, líder de bancada do PSD na Assembleia de Freguesia de Ramalde.

Líder da Comissão Política Concelhia do PSD desde 2022, Alberto Machado recandidata-se com "o mesmo propósito de há dois anos: agregar, trabalhar e construir", lê-se nas mensagens partilhadas com os militantes e a que a Lusa teve acesso.

Já Francisco Carvalho, candidata-se à concelhia com a lista "Porto Laranja" que "traz uma nova visão sobre o próprio PSD, que se propõe liderar a cidade em união com independentes, CDS e IL".

Nas missivas aos militantes Alberto Machado, deputado na Assembleia da República e vereador na Câmara do Porto, sem pelouro, desde 2021, referia: "Há dois anos concorremos ao PSD do Porto com o objetivo de contribuir para que o PSD ganhe as próximas eleições autárquicas", referia

Com a recandidatura, Alberto Machado diz estar disponível para trabalhar num "projeto amplo e agregador, que dinamize o PSD e seja caminho de consensos em prol do Porto".

"Apenas um PSD unido e com uma estratégia clara de criar uma frente de centro-direita moderada, contra o socialismo e os radicalismos, será vencedor de um objetivo claro e que nos deverá focar a todos: a vitória do PSD nas próximas eleições autárquicas", defende.

Aos militantes, Alberto Machado salienta ainda que, a um ano das eleições autárquicas, é preciso "um PSD preparado, experiente e conhecedor dos problemas da cidade e dos portuenses".

"Identificamos como prioritários três desafios: segurança, habitação e mobilidade", indica, dizendo que será a partir desses problemas, aos quais se somam "problemas sociais persistentes", que irá construir um novo ciclo político.

"Acreditamos que 2025 será o ano do PSD retomar a liderança da Câmara Municipal do Porto", acrescenta Alberto Machado, que antes da concelhia presidiu a Comissão Política Distrital do PSD do Porto.

A candidatura de Alberto Machado, que foi presidente da Junta de Freguesia de Paranhos entre 2009 e 2017, tem como mandatário Paulo Rios de Oliveira.

Já o líder de bancada do PSD na Assembleia de Freguesia de Ramalde, Francisco Carvalho, revelou em comunicado que "o objetivo desta candidatura é relançar as bases de um PSD forte e independente, focado no trabalho de base e na mobilização dos militantes, defendendo a credibilidade, independência material e a mobilização pelo mérito, colocando os interesses da sociedade portuense em primeiro lugar".

Já na página oficial da candidatura, o social-democrata critica a atual situação do PSD Porto.

"Depois de quase 10 anos de uma concelhia instrumentalizada e manipulada por alguns militantes, onde a troca de convicções por conveniências é práxis comum, é a hora de terminar com este ciclo de empobrecimento político e apostar numa reforma profunda no PSD Porto, onde a bússola aponta para as pessoas e para a cidade", afirma.

Com a candidatura, Francisco Carvalho pretende promover a discussão e devolver aos militantes autonomia para vencer as autárquicas de 2025.

Simultaneamente, quer desenvolver "um PSD Porto responsável, confiável e decisor", fortalecendo a influência daquela estrutura no mapa político local, regional e nacional.

Intensificar a discussão em torno de temas como a segurança, coesão social, imigração, habitação, economia, e fazer uma oposição construtiva "em prol do desenvolvimento económico", são outros dos objetivos do social-democrata.

A candidatura liderada por Francisco Carvalho pretende ainda criar um conselho consultivo independente, "composto por nomes de referência e independentes, de modo a pensar, unir e propor candidatos à Câmara Municipal e às juntas de freguesia, visando um processo claro e transparente de escolha de lideranças, livre de vícios político-partidários e económicos".

As eleições para a Comissão Política Concelhia do PSD do Porto decorrem no sábado entre as 14:00 e 20:00.

+ notícias: Porto

Nuno Sousa substitui Marco Martins na Transportes Metropolitanos do Porto

O Conselho Metropolitano do Porto aprovou esta sexta-feira, por maioria, a nomeação de Nuno Sousa para presidente do conselho de administração da Transportes Metropolitanos do Porto (TMP), substituindo Marco Martins, que foi destituído.

Metro do Porto remete prazos, datas e explicações sobre Linha Rosa para dia 20

O novo presidente da Metro do Porto, Emídio Gomes, recusou comprometer-se com prazos sobre a conclusão da obra da Linha Rosa e remeteu explicações sobre eventuais derrapagens para a reunião pública de executivo municipal de dia 20.

Tribunal condena 23 arguidos por tráfico de droga no Porto, sete com pena efetiva

O tribunal do Porto condenou esta sexta-feira 23 arguidos, sete dos quais com penas de prisão efetiva, por tráfico de droga no Bairro da Pasteleira, informou a Procuradoria-Geral Regional do Porto (PGRP).