Albergaria investe 1,5 milhões de euros na reabilitação de dois bairros sociais

Albergaria investe 1,5 milhões de euros na reabilitação de dois bairros sociais
| Norte
Porto Canal / Agências

O município de Albergaria-a-Velha vai avançar com a requalificação de dois bairros de habitação social, num investimento de cerca de 1,5 milhões de euros, informou esta quarta-feira aquela autarquia do distrito de Aveiro.

Segundo uma nota camarária, a empreitada, que abrange 44 habitações - 32 no Bairro das Lameirinhas e 12 no Bairro de Napoleão - irá melhorar a qualidade de vida de 150 pessoas aproximadamente.

A reabilitação dos dois bairros irá incidir essencialmente na substituição de coberturas e pavimentos, na beneficiação de caixilharias, casas de banho, móveis de cozinha e roupeiros, na colocação de bombas de calor, entre outros trabalhos, visando uma melhor eficiência energética e conforto para os moradores.

“Neste momento damos início à requalificação de dois bairros de habitação social cujo montante ascende a 1,5 milhões de euros, após a garantia do seu financiamento a 100%, refletindo todo o empenho na concretização de uma estratégia habitacional oportuna”, refere a vereadora com o pelouro da Habitação, Catarina Mendes, citada na mesma nota.

Este projeto decorre no âmbito das candidaturas submetidas pelo município junto do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) para financiamento pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no âmbito do Programa de Apoio ao Acesso à Habitação.

O município de Albergaria-a-Velha celebrou recentemente o termo de responsabilidade e aceitação relativo a candidaturas para reabilitação e construção de habitações, tendo sido já garantido um financiamento global superior a 4,2 milhões de euros.

+ notícias: Norte

PS Matosinhos contratou empresa responsável pelas paragens de autocarro para a campanha eleitoral

Dreammedia instalou oudoors de Luísa Salgueiro para a campanha eleitoral das últimas Eleições Autárquicas para a Câmara de Matosinhos.

Câmara de Matosinhos obrigou anterior concessionário a desmontar abrigos dos passageiros em abril de 2025

São novos desenvolvimentos, agora revelados pelo Porto Canal, sobre a polémica à volta da desmontagem das paragens de autocarro em Matosinhos.

A Câmara de Matosinhos obrigou a anterior concessionária do mobiliário urbano a retirar os abrigos dos passageiros em abril do ano passado.

O Porto Canal teve ainda acesso a fotografias que mostram que a empresa responsável pela instalação das paragens de autocarro foi contratada para a campanha eleitoral de Luísa Salgueiro.

Menezes contra criação de centro cardíaco no Porto que “esvazia” Gaia

O presidente da Câmara de Gaia considerou esta quinta-feira como “muito preocupante e grave” a intenção de se criar um centro de cirurgia cardíaca no Hospital Santo António, no Porto, “esvaziando” aquele serviço do Hospital de Gaia com “propostas mais atrativas”.