Incendiou ecopontos em Guimarães e foi condenado a sete anos e meio de prisão

Incendiou ecopontos em Guimarães e foi condenado a sete anos e meio de prisão
Lipor
| Norte
Porto Canal / Agências

O Tribunal de Guimarães condenou a sete anos e meio de prisão efetiva um arguido que incendiou vários ecopontos e caixotes do lixo em diversas zonas da cidade, anunciou, esta quarta-feira, a Procuradoria-Geral Distrital do Porto (PGDP).

Em nota publicada na sua página da Internet, a PGDP refere que o coletivo de juízes condenou o homem, em cúmulo jurídico, à pena única de sete anos e seis meses, pela prática de cinco crimes de incêndio e de dois crimes de dano qualificado.

O tribunal deu como provado que o arguido, entre as 05h30 e as 07h50, de 24 de dezembro de 2022, “ateou fogo a três ecopontos e a um caixote de lixo indiferenciado, em Urgezes, Guimarães, a um veículo automóvel pronto para desmantelamento no Centro de Abate de Veículos da Rodovia Covas, Guimarães, e a um outro ecoponto em Creixomil, Guimarães”, distrito de Braga.

“Fogo que no caso dos ecopontos alastrou do contentor onde fora ateado aos demais, consumindo-os, e no caso do veículo automóvel, a outros também para desmantelamento que se encontravam junto ao mesmo, consumindo-os igualmente”, explica a PGDP.

O Tribunal de Guimarães deu também provado que, pelas 03h30, de 26 de março de 2023, em Azurém, “o arguido tornou a lançar fogo a um ecoponto, dando causa à completa destruição dos três contentores que o compunham”.

“Em cinco das situações de ateamento de fogo [dois ecopontos em Urgezes, a do centro de abate, a de Creixomil e a de Azurém], o tribunal considerou que o fogo poderia ter-se propagado a outros bens de valor elevado, nas imediações e, até, a edifícios habitacionais”, lê-se na nota da PGDP.

A leitura do acórdão ocorreu em 28 de junho.

+ notícias: Norte

Braga defende que alta velocidade entre Porto e Vigo não pode cair no esquecimento

O presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, defendeu esta quarta-feira que o eixo atlântico da linha ferroviária de alta velocidade deve ser a prioridade do Governo, prometendo manter o tema da ligação Porto-Vigo na agenda pública.

Jovem de 20 anos morre em despiste contra árvore em Guimarães

Um jovem de 20 anos morreu esta quarta-feira na sequência de um despiste na circular urbana de Guimarães, na zona de Azurém, disse fonte do Comando do Ave da Proteção Civil.

Homem morre após cair dentro de um poço em Bragança

Um homem de 68 anos foi esta quarta-feira encontrado sem vida dentro de um poço na localidade de Peredo de Bemposta, no concelho de Mogadouro, distrito de Bragança, disse à Lusa fonte da GNR.