Albergaria-a-Velha pretende criar museu para manter tradições e cultura locais
Porto Canal/ Agências
A Câmara de Albergaria-a-Velha quer criar no concelho um Museu para manter a memória, as tradições e a cultura do território, para que sejam transmitidas às novas gerações, informou esta quarta-feira aquela autarquia do distrito de Aveiro.
Segundo uma nota camarária, o Museu de Albergaria-a-Velha (MAV) pretende ser um equipamento municipal pluridisciplinar, inovador e inclusivo, com o objetivo estratégico de “ter relevância no panorama museológico português e internacional”.
“Deverá ser um espaço agregador e de partilha de conhecimentos das associações, onde todas as freguesias estão presentes e se integram as tradições religiosas, o património arqueológico, molinológico e industrial, o património natural, o Caminho de Santiago e os próprios sítios turísticos”, refere a mesma nota.
Com o programa museológico definido, o município aguarda agora a abertura de candidaturas a projetos de financiamento na área da cultura para começar a conceber o espaço físico do MAV, que será uma âncora cívica e cultural para Albergaria-a-Velha.