Albergaria-a-Velha pretende criar museu para manter tradições e cultura locais

Albergaria-a-Velha pretende criar museu para manter tradições e cultura locais
CM de Albergaria-a-Velha
| Norte
Porto Canal/ Agências

A Câmara de Albergaria-a-Velha quer criar no concelho um Museu para manter a memória, as tradições e a cultura do território, para que sejam transmitidas às novas gerações, informou esta quarta-feira aquela autarquia do distrito de Aveiro.

Segundo uma nota camarária, o Museu de Albergaria-a-Velha (MAV) pretende ser um equipamento municipal pluridisciplinar, inovador e inclusivo, com o objetivo estratégico de “ter relevância no panorama museológico português e internacional”.

“Deverá ser um espaço agregador e de partilha de conhecimentos das associações, onde todas as freguesias estão presentes e se integram as tradições religiosas, o património arqueológico, molinológico e industrial, o património natural, o Caminho de Santiago e os próprios sítios turísticos”, refere a mesma nota.

Com o programa museológico definido, o município aguarda agora a abertura de candidaturas a projetos de financiamento na área da cultura para começar a conceber o espaço físico do MAV, que será uma âncora cívica e cultural para Albergaria-a-Velha.

+ notícias: Norte

Chamas consomem apartamento e deixam família desalojada em Matosinhos

Duas pessoas ficaram desalojadas após um incêndio num apartamento em São Mamede de Infesta, Matosinhos, que obrigou ainda à evacuação do prédio, na noite desta terça-feira.

Mulher agredida por marido com martelo e facada no pescoço em Gaia

Uma mulher com cerca de 60 anos foi agredida pelo marido, na manhã desta quarta-feira, com uma facada no pescoço em Vilar de Andorinho, Vila Nova de Gaia. Vítima terá sido ainda agredida com um martelo.

Condutora morre após colidir contra poste de eletricidade em Paredes

Uma mulher com cerca de 70 anos faleceu, na manhã desta quarta-feira, após ter-se despistado contra um poste de eletricidade na freguesia de Vilela, no concelho de Paredes.