Governo vai transferir 640 mil euros para carrinha de consumo assistido após críticas de Rui Moreira
Porto Canal
A verba que vai permitir o funcionamento da carrinha de consumo assistido de drogas no Porto, já foi aprovada pelo Governo. Vão ser injetados 640 mil euros para que a viatura possa funcionar até 2028.
Conforme escreve o Jornal de Notícias, contactado pelo Governo, a portaria vai ser assinada pelo secretário de Estado Adjunto e do Orçamento, João Maria Brandão de Brito, e pela secretária de Estado da Gestão da Saúde, Cristina Vaz Tomé. Após assinada, será publicada em Diário da República.
A atribuição desta verba corresponde à segunda fase de uma parceria entre a Câmara do Porto e o Ministério da Saúde para combater o tráfico de droga na cidade.
A informação da transferência deste montante chega dois dias depois de Rui Moreira ter criticado as entidades centrais de falharem com o acordado. Isto porque na primeira fase, o município teve de avançar com dinheiro próprio e geriu a sala de consumo assistido na Pasteleira durante mais tempo do que o suposto.
“Relativamente à carrinha que nós tivemos que comprar, contra a nossa vontade, até agora não há coisa nenhuma”, disse o presidente da Câmara do Porto na reunião de executivo desta segunda-feira.
Questionado pela oposição sobre um possível adiantamento do orçamento que seria pago posteriormente pelo Governo, Rui Moreira mostrou-se implacável: “Não confio. A Sociedade do Estado da Saúde está informada desta matéria. O Doutor João Goulão conhece esta matéria de ginjeira. Nós não o vamos fazer outra vez. Nós, já no ano passado, tivemos que arcar com responsabilidades relativamente ao prolongamento, para além do prazo que estava contratualizado”.