Governo vai transferir 640 mil euros para carrinha de consumo assistido após críticas de Rui Moreira

Governo vai transferir 640 mil euros para carrinha de consumo assistido após críticas de Rui Moreira
| Porto
Porto Canal

A verba que vai permitir o funcionamento da carrinha de consumo assistido de drogas no Porto, já foi aprovada pelo Governo. Vão ser injetados 640 mil euros para que a viatura possa funcionar até 2028.

Conforme escreve o Jornal de Notícias, contactado pelo Governo, a portaria vai ser assinada pelo secretário de Estado Adjunto e do Orçamento, João Maria Brandão de Brito, e pela secretária de Estado da Gestão da Saúde, Cristina Vaz Tomé. Após assinada, será publicada em Diário da República.

A atribuição desta verba corresponde à segunda fase de uma parceria entre a Câmara do Porto e o Ministério da Saúde para combater o tráfico de droga na cidade.

A informação da transferência deste montante chega dois dias depois de Rui Moreira ter criticado as entidades centrais de falharem com o acordado. Isto porque na primeira fase, o município teve de avançar com dinheiro próprio e geriu a sala de consumo assistido na Pasteleira durante mais tempo do que o suposto.

“Relativamente à carrinha que nós tivemos que comprar, contra a nossa vontade, até agora não há coisa nenhuma”, disse o presidente da Câmara do Porto na reunião de executivo desta segunda-feira.

Questionado pela oposição sobre um possível adiantamento do orçamento que seria pago posteriormente pelo Governo, Rui Moreira mostrou-se implacável: “Não confio. A Sociedade do Estado da Saúde está informada desta matéria. O Doutor João Goulão conhece esta matéria de ginjeira. Nós não o vamos fazer outra vez. Nós, já no ano passado, tivemos que arcar com responsabilidades relativamente ao prolongamento, para além do prazo que estava contratualizado”.

+ notícias: Porto

Associação Campo Aberto considera projeto para o Aleixo no Porto “desmesurado e desconexo”

A associação ambientalista Campo Aberto considerou esta terça-feira o projeto apresentado para a Unidade de Execução do Aleixo, no Porto, “desmesurado, frio e desconexo”, apelando ao presidente da câmara que tenha "bom senso e coragem” para o parar.

Centro da AIMA no Porto atende cerca de mil pessoas por dia

O secretário de Estado Adjunto da Presidência avançou que a capacidade de atendimento da Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA) passou de 800 atendimentos por dia, para cerca de 6.000 mil atendimentos por dia. No Porto, o centro de atendimento abriu no início de novembro e atende cerca de mil pessoas por dia.

Quinta do Mitra no Porto terá de ser demolida devido à linha de alta velocidade

A Quinta do Mitra, situada em Campanhã e reabilitada há mais de um ano fruto de um investimento de 1,2 milhões de euros, vai ter de ser demolida devido à alta velocidade, avançou a Câmara do Porto.