Câmara do Porto vai adquirir parque de estacionamento para retirar carros das ruas do Centro Histórico
Ana Francisca Gomes
O executivo da Câmara Municipal do Porto aprovou por unanimidade, na reunião da manhã desta segunda-feira, adquirir um parque de estacionamento na União de Freguesias do Centro Histórico pelo valor de três milhões de euros. O objetivo é conseguir retirar do espaço público carros de moradores da zona. A proposta segue agora para a Assembleia Municipal.
Fica no número 221 da Rua do Instituto dos Cegos de S. Manuel, tem três pisos, a capacidade para albergar 249 veículos e poderá ajudar a cumprir um dos objetivos inscritos no regulamento do Plano Diretor Municipal (PDM): o de reduzir o espaço público ocupado por automóveis e o de eliminar o estacionamento de rua.
Na proposta para a adquirição do imóvel a que o Porto Canal teve acesso, o vereador Pedro Baganha explica que “a grande dinâmica da cidade (...) obrigam a que se aja rapidamente no sentido de eliminar o estacionamento de rua na zona de Miguel Bombarda, Cedofeita e Carlos Alberto”. Por se tratar de uma área densamente povoada “sem terrenos disponíveis para a construção de raiz”, a autarquia procurou áreas já construídas.
Este parque de estacionamento nunca chegou a ser usado e, para Rui Moreira, a sua aquisição é “extremamente importante” uma vez que não só vai libertar o espaço público e ser uma alternativa aos moradores.
Contas feitas são 12 mil euros por cada lugar de estacionamento, informou o vereador Pedro Baganha.