Câmara do Porto vai adquirir parque de estacionamento para retirar carros das ruas do Centro Histórico

Câmara do Porto vai adquirir parque de estacionamento para retirar carros das ruas do Centro Histórico
| Porto
Ana Francisca Gomes

O executivo da Câmara Municipal do Porto aprovou por unanimidade, na reunião da manhã desta segunda-feira, adquirir um parque de estacionamento na União de Freguesias do Centro Histórico pelo valor de três milhões de euros. O objetivo é conseguir retirar do espaço público carros de moradores da zona. A proposta segue agora para a Assembleia Municipal.

Fica no número 221 da Rua do Instituto dos Cegos de S. Manuel, tem três pisos, a capacidade para albergar 249 veículos e poderá ajudar a cumprir um dos objetivos inscritos no regulamento do Plano Diretor Municipal (PDM): o de reduzir o espaço público ocupado por automóveis e o de eliminar o estacionamento de rua.

Na proposta para a adquirição do imóvel a que o Porto Canal teve acesso, o vereador Pedro Baganha explica que “a grande dinâmica da cidade (...) obrigam a que se aja rapidamente no sentido de eliminar o estacionamento de rua na zona de Miguel Bombarda, Cedofeita e Carlos Alberto”. Por se tratar de uma área densamente povoada “sem terrenos disponíveis para a construção de raiz”, a autarquia procurou áreas já construídas.

Este parque de estacionamento nunca chegou a ser usado e, para Rui Moreira, a sua aquisição é “extremamente importante” uma vez que não só vai libertar o espaço público e ser uma alternativa aos moradores.

Contas feitas são 12 mil euros por cada lugar de estacionamento, informou o vereador Pedro Baganha.

+ notícias: Porto

Câmara do Porto também vai abater mais 20 palmeiras irrecuperáveis no Passeio Alegre

A Câmara do Porto também está a proceder ao abate de 20 palmeiras "sem hipótese de recuperação" no Jardim do Passeio Alegre, na Foz, em adição às sete essta quinta-feira noticiadas pela Lusa na Avenida D. Carlos I, disse fonte oficial do município.

FEUP vai analisar polémica de grupo que partilhava fotos de alunas sem consentimento

A Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto está a analisar de “forma rigorosa” a alegada divulgação num grupo de WhatsApp de fotografias e vídeos de alunas, gravados sem o seu consentimento, segundo uma informação divulgada esta sexta-feira aos estudantes.

Governo propõe seis pórticos à entrada da VCI no Porto para inibir pesados

O Governo propôs como solução para mitigar o tráfego na Via de Cintura Interna (VCI), no Porto, a colocação de seis pórticos à sua entrada para inibir a circulação de pesados, segundo publicação na rede social Instagram entretanto apagada.