Mobilidade no Porto no topo das reclamações dos munícipes
Porto Canal / Agências
O Gabinete de Apoio à Provedora do Munícipe da Câmara do Porto recebeu no último ano 568 reclamações e solicitações, mais 30 do que em 2022, a maioria das quais relacionadas com mobilidade, fiscalização, habitação social, policiamento e urbanismo.
Numa apresentação ao executivo, a Provedora do Munícipe, Maria José Azevedo, esclareceu que em 2023 o seu gabinete recebeu 568 processos e 1.067 telefonemas. Dos 568 processos, 257 foram reclamações, 192 solicitações e 119 queixas ou denúncias.
Ao executivo, a Provedora do Munícipe afirmou que os serviços geradores de maior procura foram a fiscalização (15% dos processos), a mobilidade (13%), a habitação social (9%), o policiamento (8%) e o urbanismo (7%).
Quase metade dos processos diz respeito a outros temas, entre os quais a provedora destacou os espaços verdes e infraestruturas viárias (6%) e o espaço público (5%).
Maria José Azevedo avançou ainda que o Departamento Municipal de Mobilidade foi a entidade que recebeu o maior número de reclamações e o Departamento Municipal de Fiscalização o maior número de queixas e denúncias.
Já quanto a outros serviços, a empresa municipal de Água e Energia do Porto foi a que recebeu o maior número de reclamações (14%), seguindo-se o Departamento Municipal de Espaços Verdes e Gestão de Infraestruturas Viárias (12%).
O Departamento Municipal de Planeamento e Gestão Ambiental recebeu o maior número de queixas e denúncias, avançou a provedora.