Nuno Araújo candidata-se à Federação Distrital do Porto do PS
Porto Canal / Agências
O antigo chefe de gabinete de Pedro Nuno Santos quando era secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares e membro da Comissão Nacional do PS, Nuno Araújo, é candidato à Federação Distrital do Porto do Partido Socialista.
É com uma “nova ambição” para a Federação Distrital do Porto do PS que Nuno Araújo se candidata às eleições, agendadas para 28 de setembro.
À Lusa, o membro da Comissão Nacional do PS afirmou querer um distrito do Porto “mais desenvolvido, mais coeso e mais socialista”.
“Queremos uma federação que se revitalize, se aproxime de forma diferente dos militantes e das estruturas”, afirmou.
Uma das prioridades de Nuno Araújo é o reforço do diálogo entre os municípios do distrito, com vista a minimizar as assimetrias que existem entre os que integram a Área Metropolitana do Porto e a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa.
“Há uma disparidade entre os municípios da Área Metropolitana e da Comunidade Intermunicipal e não há razões para que isso aconteça. Um distrito a duas velocidades não beneficia ninguém”, defendeu, assegurando que cabe à Federação Distrital assumir esse “papel supramunicipal”.
A par de aproximar os municípios, Nuno Araújo pretende “retomar a força do PS” no distrito do Porto, especialmente quando se avizinham eleições autárquicas no próximo ano e em que muitos dos autarcas socialistas em funções não se poderão recandidatar.
“Vai haver mudanças, desafios e oportunidades”, considerou o antigo chefe de gabinete do atual líder do PS.
Assegurando trazer à Federação Distrital “trabalho, dedicação e empenho”, Nuno Araújo disse querer também que esta estrutura seja “forte, respeitada e ouvida”.
A candidatura de Nuno Araújo tem como mandatárias a presidente da Câmara de Matosinhos, Luísa Salgueiro, e a nadadora olímpica Catarina Monteiro.
Na carta partilhada com os militantes, Luísa Salgueiro destaca que a candidatura liderada por Nuno Araújo será “capaz de dar um novo impulso ao PS no distrito do Porto”, ao ser “um espaço aberto ao diálogo e à diversidade de opiniões”.
Já a mandatária para a juventude, Catarina Monteiro, que não é militante do PS, diz acreditar na capacidade de Nuno Araújo para envolver “todas as gerações na procura de novas soluções para os problemas do distrito do Porto”.
A candidatura de Nuno Araújo à liderança da Federação Distrital do Porto do PS será apresentada na sexta-feira no Cais da Estiva, na zona da Ribeira do Porto.
A imagem da candidatura foi desenhada por Sobral Centeno e o ex-secretário de Estado do Planeamento, Eduardo Pinheiro, é o coordenador da moção estratégica.