"O que o povo decide está bem decidido". Marcelo reage às projeções das eleições francesas

"O que o povo decide está bem decidido". Marcelo reage às projeções das eleições francesas
Foto: Arquivo Lusa
| Política
Porto Canal / Agências

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse este domingo observar “atentamente” o que se passa nas eleições legislativas em França, ainda sem resultados finais, e considerou que “o que o povo decide está bem decidido”.

“O que o povo decide está bem decidido”, argumentou o Chefe de Estado português, quando questionado pelos jornalistas sobre se está surpreendido com as projeções que dão a coligação de esquerda como vencedora na segunda volta das legislativas francesas, realizada este domingo.

Em Beja, à saída da Sé Catedral, onde assistiu à ordenação episcopal do novo bispo desta diocese alentejana, o Presidente da República disse aos jornalistas ter “muita dificuldade em comentar” as eleições em França, por não dispor de informação.

“Acabei de assistir a uma cerimónia de três horas e, portanto, não tenho elementos”, disse.

Perante a indicação da parte dos jornalistas de que o presidente francês, Emmanuel Macron, prefere comentar as eleições só na segunda-feira, Marcelo Rebelo de Sousa frisou: “Se o presidente francês não sabe o que dizer, imagina o presidente português sobre o que se passa num país amigo”.

”Portanto, eu observo atentamente o que se passa e que é muito importante para a Europa. Vamos esperar os resultados finais e, depois, amanhã ou depois de amanhã, eu falarei”, limitou-se a acrescentar.

Nas projeções divulgadas após o fecho das urnas, a coligação de esquerda Nova Frente Popular poderá ter entre 172 e 215 deputados, enquanto o bloco do Presidente, Emmanuel Macron, poderá contar com 150 a 180 lugares, à frente do partido de extrema-direita União Nacional, com entre 115 e 155 deputados eleitos.

Marcelo Rebelo de Sousa assistiu hoje à ordenação episcopal do novo bispo de Beja, D. Fernando Paiva, que teve como ordenante principal o arcebispo de Évora, Francisco Senra Coelho e contou com a participação de vários bispos de Portugal, do núncio apostólico e de elementos do clero das dioceses de Setúbal, Beja, entre outras.

Fernando Paiva, de 61 anos, até então um dos vigários-gerais da Diocese de Setúbal, foi nomeado 15.º bispo de Beja no dia 21 de março, sucedendo a D. João Marcos.

+ notícias: Política

Após meses de discussão Orçamento do Estado entra esta semana na fase decisiva

O processo orçamental entra na semana decisiva, com a entrega na quinta-feira do Orçamento do Estado de 2025 (OE2025), no parlamento, após meses de discussão entre Governo e a oposição sobre quem viabiliza as contas do país.

Bloco de Esquerda propõe que fachada do parlamento seja iluminada com as cores da Palestina

O BE propôs que a fachada do parlamento seja iluminada com as cores da bandeira da Palestina em 27 de outubro, quando “se assinala um ano da invasão em larga escala da Faixa de Gaza pelo exército israelita”.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.