De portas abertas para conhecer o que a liberdade construiu no Grande Porto. Open House regressa este fim-de-semana
Porto Canal
A 9ª edição do Open House Porto regressa este fim-de-semana, dias 6 e 7 de julho, sob o tema “50 Anos a Construir a Liberdade”. Pelas cidades da Maia, Matosinhos, Porto e Vila Nova de Gaia os espaços que podem ser visitados são 65 e são “maioritariamente de iniciativa estatal, municipal, associativa ou cooperativista”.
Ver esta publicação no Instagram
A edição de 2024 tem curadoria das arquitetas Teresa Novais e Margarida Quintã que, no ano em que se celebram 50 desde o “dia inicial inteiro e limpo”, explicam que “se na revolução de 25 de abril de 1974 o povo português reivindicava ‘a paz, o pão, habitação, saúde e educação’, em 2024 queremos, por um lado, conhecer o que fomos capazes de alcançar, e por outro, identificar o que desejamos para o futuro”, pode ler-se no ‘site’ da Casa da Arquitetura.
As visitas podem ser livres, acompanhadas ou comentadas. Na edição deste ano, as pessoas podem visitar espaços com nomes da arquitetura como o de Nuno Grande, Manuel Correia Fernandes, Cláudia Rafael, Nuno Valentim, Joana Almendra, João Cardoso, Aitor Varea Oro, Cristina Alegria, Fátima Fernandes, Manuel Correia Fernandes e Michele Cannatá.
No concelho da Maia, estão disponíveis para visitas espaços como o Estádio Universitário da Maia, a ETAR de Cambados, o Corredor do Rio Leça,a Fundação Gramaxo e a Torre Lidador. Já no Porto estão disponíveis espaços como o Bairro da Bouça, o Antigo Matadouro de Campanhã, o Mercado do Bolhão, o Funicular dos Guindais, as Escadas do Monte dos Judeus, ou o Terminal Intermodal de Campanhã (TIC). Em Matosinhos pode-se visitar o Mosteiro de Leça do Balio, o Caminho das Escadinhas e o Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões. Já em Vila Nova de Gaia podem ser visitados o Lavadouro Público da Afurada, o Parque de S. Paio ou a Torre MEO. Todos os espaços estão disponíveis na página do Open House.