Cardeal Américo Aguiar condecorado pelo Presidente da República

Cardeal Américo Aguiar condecorado pelo Presidente da República
Rui Ochoa | Presidencia da República
| País
Porto Canal / Agências

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, condecorou o cardeal Américo Aguiar com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique, que a dedicou a "todos, todos, todos".

“O Presidente da República condecorou, em cerimónia no Palácio de Belém, o cardeal D. Américo Aguiar, bispo de Setúbal, com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique”, refere uma nota publicada na sexta-feira no ‘site’ da Presidência.

De acordo com a mesma nota, nesta cerimónia privada o bispo de Setúbal “entregou também ao Presidente da República o Relatório e Contas da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023, da qual foi coordenador-geral”.

Numa publicação na rede social Instagram, o cardeal Américo Aguiar reagiu à condecoração, afirmando que “alguém disse que condecorações não se pedem, não se negam, agradecem-se”.

“Pois bem, muito obrigado a sua excelência o senhor Presidente da República, e mais uma vez e sempre muito obrigado a Portugal e aos portugueses… esta condecoração é para todos, todos, todos”, escreveu.

De acordo com a página da Presidência da República, “a Ordem do Infante D. Henrique destina-se a distinguir quem houver prestado serviços relevantes a Portugal, no país e no estrangeiro, assim como serviços na expansão da cultura portuguesa ou para conhecimento de Portugal, da sua História e dos seus valores”.

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) decorreu em Lisboa no ano passado, entre 1 e 6 e agosto. Considerado o maior acontecimento da Igreja Católica, a JMJ em Lisboa juntou 1,5 milhões de jovens de todo o mundo, com a presença do Papa Francisco.

Em junho, Américo Aguiar apresentou o balanço das contas da JMJ, revelando que o evento teve um resultado positivo global de cerca de 35 milhões de euros e que, segundo um estudo do Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) - "Lisbon School of Economics and Management" -, provocou um aumento a curto prazo do nível da atividade económica de pelo menos 370 milhões de euros, concentrados essencialmente em Lisboa e em 2023.

+ notícias: País

Sindicato garante que situação do INEM "é muito mais grave do que tem vindo a público"

O presidente do Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH) afirmou esta terça-feira que a situação no INEM “é muito mais grave do que o que tem vindo a público” e admitiu a convocação de uma greve.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.