FC Porto: Condicionantes do sorteio da Liga

FC Porto: Condicionantes do sorteio da Liga
| Desporto
Porto Canal

O pontapé de saída da Liga Portugal 2024/25 será dado este domingo no Convento do Beato, palco do sorteio das competições profissionais. A partir das 17 horas, em Lisboa e na Sport TV, os emblemas participantes no primeiro e segundo escalão vão ficar a conhecer os adversários nas 34 jornadas que terão lugar entre 11 de agosto e 18 de maio.

Para proteger a competitividade e os clubes que representam o país nas provas europeias, assim como assegurar as medidas de segurança necessárias em todos os espetáculos desportivos, o sorteio conta com uma série de condicionantes.

Condicionantes do sorteio
1. A segunda metade da competição terá de ser um espelho da primeira;

2. Na mesma jornada, as seguintes equipas não podem coincidir na condição de visitadas (suma jogar em casa, a outra terá de jogar fora), por motivos de segurança e situação geográfica regulamentarmente previstos:
a) SL Benfica e Sporting CP;
b) FC Porto e Boavista FC;
c) Vitória SC e SC Braga;

idem, por solicitação das forças de segurança:
d) AVS e Moreirense;

e) quando o SC Braga jogar em casa contra uma das três equipas com melhor classificação média nas últimas três épocas, as outras duas não podem jogar como visitante contra o Moreirense FC e o FC Famalicão;

f) quando o Vitória SC jogar em casa contra uma das três equipas com melhor classificação média nas últimas três épocas, as outras duas não podem jogar como visitante contra o Moreirense FC e o Gil Vicente FC;

g) quando o SL Benfica jogar em casa contra uma das outras três equipas com melhor classificação média nas últimas três épocas, as outras duas não podem jogar como visitantes contra o Estrela Amadora e o Estoril Praia

h) quando o Sporting CP jogar em casa contra uma das outras três equipas com melhor classificação média nas últimas três épocas, as outras duas não podem jogar como visitantes contra o Estrela Amadora e o Estoril Praia;

idem, por solicitação das forças de segurança, na medida do possível:
i) Gil Vicente FC e SC Braga;
j) Vitória SC e FC Famalicão.

3. Evitar, na medida do possível, que a mesma equipa dispute, consecutivamente, em casa ou fora, os seus jogos com as cinco equipas que, nas três épocas desportivas antecedentes, tenham tido melhor classificação média, designadamente, as seguintes:
a) SL Benfica - 17,00 pontos;
b) FC Porto - 17,00 pontos;
c) Sporting CP - 16,67 pontos;
d) SC Braga - 15,33 pontos;
e) Vitória SC - 13,33 pontos.

4. Da 1.ª à 4.ª jornada, as equipas participantes nas fases de qualificação para as competições europeias (Champions League, Europa League e Conference League), não podem jogar:
a) com as equipas das ilhas;
b) entre si;
c) com as cinco equipas que, nas três épocas desportivas antecedentes, tenham tido melhor classificação média.

5. Nas 6.ª, 7.ª, 9.ª, 10.ª, 14.ª, 19.ª, 22.ª, 25.ª, 29.ª e 32.ª jornadas, não poderá haver jogos que oponham equipas que se encontrem a disputar Champions League a equipas que se encontrem a disputar a Europa League ou a Conference League.

6. Evitar, na medida do possível, que as equipas não participantes nas competições europeias disputem duas jornadas seguidas com equipas que participam nessas competições.

+ notícias: Desporto

Francesco Farioli: “Não somos super-heróis, somos uma equipa de trabalhadores”

O FC Porto deu início à segunda volta do campeonato com um triunfo em casa do Vitória SC (0-1) e Francesco Farioli elogiou “uma equipa de trabalhadores” que “soube gerir os momentos em que foi preciso sofrer, foi paciente e criou várias oportunidades”, acabando por vencer “um jogo muito complicado” frente a “um adversário muito organizado” que “colocou uma energia fora de série no desafio”.

FC Porto (Modalidades): Dragões com semana vitoriosa na formação e com título no basquetebol

As equipas da formação das modalidades de pavilhão do FC Porto tiveram mais uma semana recheada de resultados positivos nas mais diversas competições.

FC Porto (Sub-15): Quinteto portista convocado para seleção nacional

Há cinco representantes do FC Porto na mais recente convocatória da seleção portuguesa de sub-15 para um estágio de preparação que terá lugar na Cidade do Futebol, em Oeiras, entre os próximos dias 23 e 25 de janeiro.