Liberais reúnem-se em Santa Maria da Feira para Convenção Nacional

Liberais reúnem-se em Santa Maria da Feira para Convenção Nacional
| Política
Porto Canal / Agências

A Convenção Nacional da Iniciativa Liberal (IL) arranca este sábado em Santa Maria da Feira com a participação de cerca de mil membros.

Esta reunião magna do partido liderado por Rui Rocha foi reagendada para a manhã deste sábado, após a anulação do primeiro dia que estava inicialmente previsto, a sexta-feira, devido à coincidência com o jogo da seleção nacional de futebol para os quartos-de-final do Euro2024.

Sob o lema “Sempre a Crescer”, o partido reúne até domingo a sua VIII Convenção Nacional no Europarque, em Santa Maria da Feira, para a qual estão cerca de 1.000 membros inscritos, divididos em formato presencial e remoto.

Na convenção não eletiva serão aprovados estatutos e programa político.

Apesar de não haver alterações na presidência do partido resta saber se a oposição interna a Rui Rocha, que tem sido encabeçada pelo antigo candidato presidencial apoiado pela IL Tiago Mayan Gonçalves, vai aproveitar esta convenção para renovar criticas a atual liderança.

Um dos temas que divide já a atual direção e a oposição é precisamente a alteração dos estatutos, em relação à qual haverá duas propostas em discussão e em votação pelos liberais: uma apresentada pelo Conselho Nacional da IL e uma outra dos opositores internos.

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.