Jazz em Serralves e Elétrico na Pasteleira trazem música ao Porto

Jazz em Serralves e Elétrico na Pasteleira trazem música ao Porto
Fundação de Serralves
| Porto
Porto Canal / Agências

O Jazz no Parque 2024 regressa este sábado a Serralves, no Porto, com a pianista polaca Marta Warelis, no primeiro de sete concertos a realizar neste e no próximo fim de semana, de acordo com a sua programação.

Durante este fim de semana, além deste festival, o Porto recebe também o Elétrico, no Parque da Pasteleira.

A 33.ª edição do Jazz no Parque de Serralves abre com a música de Marta Warelis, para a qual o responsável pela programação do festival, Rodrigo Amado, chamou a atenção, em declarações à agência Lusa: "Uma pianista {que consegue] equilibrar influências diferentes de uma forma natural”.

Marta Warelis atuará no Auditório. No Ténis Serralves, no jardim, também haverá, este sábado, um “encontro inédito entre três das grandes figuras do jazz norte-americano": Ingrid Laubrock (saxofone), Michael Formanek (contrabaixo) e Jim Black (bateria).

No domingo, o Auditório está reservado para o dueto de Mariana Dionísio (voz) e João Pereira (bateria), enquanto no Ténis Serralves o novo trio do baterista Mário Costa, com Emile Parisien (saxofone) e Bruno Chevillon (contrabaixo), estreiam “Homo Sapiens”.

O segundo fim de semana do Jazz no Parque abre no sábado, 13 de julho, no Auditório, com o trio de Ricardo Jacinto (violoncelo), com Gonçalo Almeida (contrabaixo) e Nuno Morão (bateria). No mesmo dia, o Ténis Serralves acolhe o trio Flora de Marcelo dos Reis (guitarra), com Miguel Falcão (contrabaixo) e Luís Filipe Silva (bateria).

A 33.ª edição do Jazz no Parque 2024 encerra em 14 de julho, no Ténis Serralves, com a apresentação do álbum “Árbol Adentro”, do contrabaixista argentino Demian Cabaud, com os portugueses João Pedro Brandão e José Pedro Coelho, saxofones, João Grilo, piano, e Marcos Cavaleiro, bateria.

No Porto, o Elétrico Festival toma conta do Parque da Pasteleira, durante este fim de semana. Este sábado atuam Diana Oliveira, Klin Klop, Mad Rodd, Xinobi, Tiga, Michael Mayer, Moullinex e Gpu Panic, além de Sven Väth. No domingo, cumpre-se o último dia com Telma B2B David Moreira, Danilo Plessow, Gerd Janson, Kruder & Dorfmeister e Rui Vargas. Este ano, as conferências do Elétrico Festival abordam a Inteligência Artificial.

+ notícias: Porto

São João organiza jornadas de psicologia para fomentar a prevenção na saúde mental

O serviço de Psicologia do Hospital de São João, no Porto, organiza esta quinta-feira e sexta-feira as jornadas “Prevenção, Promoção e Intervenção: a Psicologia na continuidade de cuidados”, evento com 200 inscritos que conta com apresentações, debates e ‘workshops’.

Uma mulher desaparecida após incêndio no Centro do Porto

Uma mulher está desaparecida após o incêndio que deflagrou na tarde desta quarta-feira, numa pensão na Rua Cimo da Vila, no Centro do Porto. A informação foi confirmada pela PSP do Porto, que avançou que a investigação está a cargo agora da PJ.

Eis o futuro da Circunvalação entre a CUF e o hospital Magalhães Lemos

A obra de de execução de passeios e estacionamento num "ponto negro rodoviário" entre os hospitais da CUF e Magalhães Lemos, foi adjudicada pela Infraestruturas de Portugal (IP), em setembro e deverá arrancar em janeiro de 2025. Falta ainda o visto do Tribunal de Contas.